Educação Moral e Cidadania Global
Acreditamos que a educação é um processo que vai além da mera transmissão de conceitos e habilidades que possam ser aplicadas a um contexto ou atividade definidos. Os seres humanos têm tanto uma dimensão material quanto espiritual, que interagem em um processo de constante evolução da alma à medida em que ela progride por meio da realidade física que nos envolve. Nesse sentido, nossa Escola tem o compromisso de auxiliar os mais jovens a desenvolver notáveis qualidades acadêmicas, éticas e espirituais além de claro entendimento de seu papel na construção de um mundo melhor.
A Educação Moral é a força motriz que guia a implementação de nossos objetivos educacionais. Ela oferece um quadro de referência em que o aprendizado socioemocional e os conteúdos das várias disciplinas caminham lado a lado, provendo aos estudantes uma visão mais sistêmica de si mesmos, da realidade à sua volta e das múltiplas maneiras pelas quais podem gerar impacto positivo sobre ela.
“Não podemos segregar o coração humano do meio ambiente que o rodeia e considerar que basta que um destes seja reformado para tudo melhorar. O homem é orgânico com o mundo. Sua vida interior molda o ambiente e dele depende profundamente. Um atua sobre o outro, e qualquer mudança duradoura na vida é o resultado dessas reações mútuas.” - Shoghi Effendi
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Nossos Programas
Do Maternal até o Grade 12, o Departamento de Educação Moral e Cidadania Global busca gerar um ambiente em que os estudantes possam aprender a conhecer a humanidade, amá-la e servir a ela. Nesse sentido, cada segmento apresenta um programa com objetivo de auxiliar os alunos a desenvolver capacidades morais e habilidades de liderança, tornando-os aptos a fazer contribuições singulares que levem a uma sociedade mais integrada e sustentável.
Educação Infantil
Hábitos do Coração (HH) é o primeiro programa do currículo da Educação Moral para a Cidadania Global. O programa guia os estudantes do Maternal ao Grade 1 em seu caminho para desenvolver valores e virtudes espirituais, praticar o cuidado e o serviço aos demais. Uma vez por semana, os estudantes trabalham com habilidades necessárias para desenvolver hábitos saudáveis, qualidades espirituais e descrever sua realidade, a fim de colocar em prática pequenos atos de bondade e altruísmo. Adicionalmente, em cada mês, introduz-se a “virtude do mês”, que é apoiada pelos professores a fim de conectá-la aos aprendizados que estão construindo nas áreas curriculares. As Oficinas de Virtudes, oferecidas regularmente no campus da Educação Infantil, são oportunidades valiosas para que as famílias se envolvam nesta parte essencial da educação de suas crianças, compreendendo o significado e a relevância da virtude que estão estudando, a fim de oferecer suporte em casa.
Ensino Fundamental I
O programa Virtudes para a Vida (VFL) complementa as capacidades desenvolvidas nos estágios anteriores, auxiliando os estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental a aplicar valores morais à vida pessoal e comunitária, empoderando-os a implementar seu conhecimento acadêmico e as artes em diferentes atividades de serviço. O programa foi desenhado para ajudar as crianças a abraçar seu papel de contribuir ativamente para a construção de relacionamentos saudáveis, vida sustentável e comunidades pacíficas. O currículo de VFL oferece um conjunto de lições baseadas em materiais desenvolvidos pelo Instituto Ruhi, que promovem desenvolvimento de qualidades espirituais nas crianças, enquanto reforçam habilidades socioemocionais como respeito, responsabilidade, trabalho em equipe e perseverança.
Ensino Fundamental II
Os estudantes dos Grades 6 a 8 passam por um período especial de sua vida, quando estão começando a moldar atitudes e crenças que levarão consigo às próximas fases de desenvolvimento. O Programa de Pré-Jovens (JYP) busca criar estruturas morais que estão por detrás de suas decisões e guiam suas ações à medida que amadurecem para se tornar jovens adultos com postura ativa na sociedade. Além de estudo e discussões em sala de aula, os pré-jovens aprendem a ampliar a capacidade de expressão, desenvolvendo a habilidade de tomar decisões positivas. O desenvolvimento da capacidade de consultar e de tomar decisões como membros de uma equipe lhes permite planejar atividades de serviço para a melhora da comunidade. Esses projetos de pequena escala compõem o coração do programa e servem como expressão concreta do que é possível fazer quando os ideais são transformados em ações.
Ensino Médio
Do Grade 9 até estarem prontos para se formar, nossos estudantes do Ensino Médio continuam em seu caminho de aprendizagem à medida em que os guiamos para que se tornem indivíduos conectados com as necessidades do tempo em que vivem. Nesta etapa, eles passam pelas aulas de Nations in Action (NiA), o último de nossos programas de Educação Moral para a Cidadania Global. O NiA complementa o processo iniciado nas fases anteriores, auxiliando nossos jovens a desenvolver capacidades que lhes permitirão promover autotransformação e transformação social e analisar a realidade à sua volta de maneira precisa. O programa os estimula a desenhar e implementar ativamente projetos de serviço com nível de complexidade mais elevado, a fim de impactar a sociedade de forma sistemática, orgânica e sustentável.
Serviço
Em todos os segmentos, os estudantes aprendem que podem fazer diferença nas comunidades a que pertencem. Na Educação Infantil, os pequenos atos de bondade permitem que as crianças, desde a tenra idade, possam compreender sua conexão umas com as outras, construindo a capacidade de transformar suas atitudes para que se tornem indivíduos que se importam com os demais. No Ensino Fundamental I, as crianças começam a experimentar atos de serviço no formato de atividades que podem ter uma sequência lógica envolvendo diferentes aspectos da aprendizagem individual e coletiva.
No Ensino Fundamental II, a crescente complexidade dessas atividades começa a tomar forma de projetos de pequena escala nos quais nossos pré-jovens têm certo nível de autonomia para definir sua área de interesse e seu papel particular no processo mais amplo. Quando chegam ao Ensino Médio, eles começam a compreender a importância de ser sistemáticos e organizados em seu trabalho, a fim de que o impacto de suas ações possa ser mensurado e sustentado ao longo do tempo, e que os conhecimentos gerados a partir das experiências possam beneficiar os que virão depois.
Esse processo orgânico permite que nossos estudantes compreendam e apliquem a abordagem do ciclo de aprendizagem, agindo, refletindo, compreendendo e consultando sobre cada fase dos projetos que desejam implementar.
Para outras informações sobre projetos e programas do Departamento de Educação Moral e Cidadania Global, entre em contato pelo moral.education@edn.org.br.