Implementação do AP Capstone na Escola das Nações

​A Escola das Nações se tornou uma das duas escolas no Brasil, e uma entre mais de 300 escolas no mundo, a implementar o AP CapstoneTM - um programa de diploma inovador que permite aos alunos desenvolver habilidades mais valiosas para um futuro de sucesso em universidades: pesquisa, colaboração e comunicação.

Três Diplomas

Além do diploma brasileiro (certificado pelo Ministério da Educação) e do americano (credenciado pela AdvanEd), os alunos poderão receber um terceiro diploma: o diplomaAP CapstoneTM. Para isso, eles devem completar o AP Seminário e o AP Pesquisa com nota 3 ou maior, e receber nota 3 ou maior em 4 exames AP em assuntos de seu interesse. Os estudantes que tirarem 3 ou mais nas duas provas AP Capstone, mas não tirarem as notas de qualificação adicionais dos exames AO, vão receber um certificado para o APSeminário e o AP Pesquisa.

Descrição do Curso

O programa inclui uma sequência de dois cursos: AP Seminário e AP Pesquisa. O APseminário, estudado pelos alunos no Grade 11, vai lhes oferecer a possibilidade de explorar problemas reais do mundo e temas acadêmicos em múltiplas perspectivas.

O primeiro semestre do AP Seminário tem a finalidade de ensinar as habilidades necessárias para o sucesso em atividades de que participarão no segundo semestre. As primeiras quatro unidades foram esboçadas em torno do tema escolhido por eles - inovação. Vão trabalhar com artigos escolares e mídias para criar uma variedade de produtos como relatórios de pesquisa, participação em reuniões de conselho e debates.

O AP Pesquisa permite que os estudantes desenvolvam, planejem e conduzam uma investigação baseada em pesquisa, que durará um ano, sobre assunto de seu interesse. Por meio da pesquisa, vão demonstrar a habilidade de aplicar conhecimento escolar em problemas reais do mundo. O AP Pesquisa será lançado na Escola das Nações no ano letivo 2016/2017.

Nossa equipe AP é composta por Kieran De Groote (História e Filosofia), Mallory Verick (Inglês) e Rebecca Polak (Estudos Sociais). Eles participaram de desenvolvimento profissional organizado pela College Board, uma empresa sem fins lucrativos responsável pelo PSAT/NMSQT®, SAT®. Os professores passaram uma semana em Tampa, Florida, trabalhando em oficinas, treinando e planejando a organização e a implementação do curso na Escola das Nações.

" Lecionar este curso é uma experiência muito gratificante. Ter o espaço para incentivar a investigação e motivar os alunos a pesquisar assuntos de seu interesse será algo muito benéfico para eles como pessoas e promoverá aspectos mais rigorosos na Escola. Achei o treinamento incrivelmente valioso e nos ajudou garantir o apoio aos alunos na jornada acadêmica." - Rebecca Polak

Depoimentos

Os alunos estão trabalhando atualmente nas habilidades de múltiplas perspectivas, debatendo sobre vários temas e seu impacto na sociedade. Eles tomam posição como representantes ativos na comunidade (políticos, empresários, cidadãos) e exploram diferentes perspectivas em relação ao problema, tema ou situação apresentada. Os alunos estão animados com esse novo e inovador curso.

"Nosso primeiro tema de investigação foram os OMGs (Organismos Modificados Geneticamente). Não só o conteúdo, mas as aulas são muito interessantes, e eu quero aprender mais sobre isso." - Cauan Tadeu (11A)

"Minha primeira impressão, quando ouvi falar sobre o AP Capstone, foi: 'Por que eu estou participando desta aula, se não planejo ir para os Estados Unidos fazer universidade?' Mas, na minha primeira aula, descobri um novo modo de pensar. Com o AP Capstone, mudei a minha opinião e usei o pensamento crítico. Eu não cheguei a conclusões baseado na opinião do meu professor, mas na minha própria." - Julian Sanseverino (11A)