De 9 a 13 de março, vinte e dois alunos do Ensino Médio participaram do BRAMUN, a maior conferência de Modelo das Nações Unidas na América Latina. Durante meses, eles se prepararam com reuniões semanais, participando de conferências MUN e organizando as próprias conferências na Escola. Seus resultados foram ótimos - muitos prêmios!
Os alunos desenvolvem habilidades de debate, resolução de problemas, pensamento crítico e discurso público por meio da prática. Conferências como BRAMUN estimulam a aprendizagem experimental porque exigem dos participantes argumentos convincentes e ideias criativas.
Mais de 500 estudantes de todo o Brasil foram honrados pela presença de Ms. Liliana Ayalde, embaixadora americana no Brasil. No discurso de abertura, ela lembrou aos alunos a responsabilidade de ajudar a moldar o mundo. Ayalde destacou a importância de desenvolver habilidades críticas e mentes livres com capacidade de pensar a partir de diferentes perspectivas, e a capacidade de debate usando argumentos baseados em evidências.
A Crise da Meia-Noite
Como representantes da Itália, Marina Julião e Mariel Jeffris receberam um telefonema à meia-noite para resolver uma crise sobre um esquema de chantagem de alto nível envolvendo relatórios econômicos falsos a ser liberados para parar o fluxo de refugiados. A crise da meia-noite envolveu tensas negociações que duraram até as 3h da madrugada. Estamos orgulhosos de informar que nossas seniors conseguiram chegar a uma resolução que envolveu p agamentos de juros da Itália e uma união fiscal.
Prêmios
Estamos orgulhosos em anunciar que Ricardo Zatz e Artur Nina causaram grande impacto no Comitê Político. Saíram com o prêmio de Melhor Delegação! George Bertioli, que dirigia a delegação francesa, ganhou uma Menção Honrosa pela performance no Comitê Econômico e Social! Mariel Jeffris e Marina Julião receberam uma comendação verbal pelo trabalho representando a Itália na União Europeia. Gabriel Arruda e João Guilherme Gonzaga receberam a mesma honra no papel de representantes da Alemanha. Artur Della Nina foi nomeado vice-presidente para a Comissão Especial do próximo ano!
O professor de História, Kieran De Groote, que acompanhou e orientou nossos estudantes na conferência, disse: "Por meio do processo, os alunos se tornam mais confiantes, debatendo melhor, pensando com mais lógica e usando exemplos da vida real."
O senior Ricardo Zatz comparou sua primeira conferência com a deste ano: "Com absoluta certeza, a Escola mostrou o seu melhor desempenho até agora. Como diretor no meu último BRAMUN, eu não poderia ter pedido por resultados melhores, ou melhores companhias do que tivemos desta vez. De 6 delegados em 2012, subimos para 22 este ano."
George Bertioli compartilhou a experiência pessoal. "Esta foi minha primeira conferência BRAMUN, e eu não tinha absolutamente nenhuma ideia do que esperar. Depois de discursar, pela primeira vez, eu me senti confortável e confiante o suficiente para dizer o que me vinha à mente, fazendo alianças e até mesmo criando uma rivalidade. Apesar de ter sido desesperador e caótico, me senti realizado. Eu me senti como um vencedor!"
Estamos muito orgulhosos da nossa equipe BRAMUN! Parabéns, delegados, vocês são demais!