É com orgulho que comunicamos que seis alunos da Escola das Nações foram aprovados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática e se classificaram para a segunda fase a ser realizada de agosto a setembro deste ano! A OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) é composta de três níveis de acordo com o Grade escolar: Nível 1 — Grades 6 e 7, Nível 2 — Grades 8 e 9 e Nível 3 — Grades 10–12.
Alunos aprovados na primeira fase da OBM
Nível 3 - Gabriel da Motta
Nível 2 - Stefan Zurman
Nível 1
Fernando Calhman de Miranda Fonseca
Giovana Messias de Lima Martins
Gustavo Gomes Sigelmann
Manoela Massa Moura
A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição nacional aberta a todos os alunos dos sistemas público e privado de ensino no Brasil. Ela tem como objetivos incentivar os estudantes a estudar matemática, ajudar a identificar discentes talentosos e melhorar o ensino. As provas são exigentes. O professor de Matemática do Ensino Médio, Sr. José França, disse ser uma das competições de nível mais elevado que ele conhece. “Neste ano, fiquei surpreso com a complexidade das questões e com a coragem de nossos alunos para enfrentar o desafio da OBM!”
A competição é organizada em três fases para identificar e selecionar os alunos que obtiveram as notas mais altas. A aprovação para a fase 2 só acontece após a conclusão da fase 1 com excelência.
Nas primeiras duas fases, a Escola das Nações administra as provas e dá as notas, que se baseiam na rubrica fornecida pela OBM. A fase 3 é administrada e pontuada pela própria OBM. Desde que a Escola das Nações iniciou sua participação na OBM, dois alunos já atingiram a fase 3: Mariana Sá, atualmente no último ano, e Jéssica França, turma de 2007 e ex-professora de Matemática e Química da Escola das Nações.
Gabriel nos contou o que sentiu quando descobriu que havia sido aprovado para a Fase 2: “Matemática sempre foi minha matéria favorita. A ideia de padrões e números simplesmente me fascina. Quando os problemas são divertidos e desafiadores, não consigo desistir! Não precisei estudar especificamente para a OBM, pois já tinha adquirido bastante conhecimento nas aulas de Cálculo do AP e nas aulas regulares de Matemática na Escola. A atenção individual que recebi foi espetacular - um dos meus professores até me emprestou seus livros!”
Resultados como esses nos tornam #proudtobenations!