Alunos Aprendem Língua de Sinais

Na primeira semana de setembro, a equipe da biblioteca do campus da sede ofereceu aulas de Língua de Sinais para os alunos dos Grades 2 a 5. Sabemos que uma boa comunicação pode quebrar barreiras - aprender uma nova língua nos permite conhecer novas culturas, países e, neste caso, um grupo de pessoas.

Uma de nossas assistentes da biblioteca, Elizabete Oliveira, é surda e fluente em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e Língua de Sinais Americana. Ela é amigável, simpática e está sempre se comunicando com todos. Os alunos, frequentemente, pedem às nossas bibliotecárias que ensinem a eles gestos e sinais que os ajudem a se comunicar com Elizabete. Foi a curiosidade deles que gerou a ideia das aulas de Língua de Sinais.

Os estudanes começaram a primeira aula lendo o livro “An Inspiring Life” (Uma vida Inspiradora), de Helen Keller. Depois, discutiram a respeito do assunto. A história é sobre a autora Helen, que aos 2 anos. perdeu a visão e a audição. O livro conta as dificuldades do dia a dia dela. Helen tem um futuro brilhante. Formou-se em uma universidade e inspirou muitas pessoas. Os alunos aprenderam o alfabeto em LIBRAS e alguns termos básicos como “por favor”, “obrigado” e “bom-dia”.

A bibliotecária assistente, Tatiany Carvalho, disse que “Podemos ver claramente como o projeto é benéfico para os alunos. Eles se colocam no lugar da Elizabete e aprendem a apreciar diferenças. E, também, aprendem uma nova língua e descobrem como podem se comunicar com a Elizabete e com outros surdos na Escola.”