Água na Escola das Nações

Diante da recente divulgação na mídia a respeito do vírus que acometeu a comunidade da Escola das Nações na semana passada, gostaríamos de reforçar a comunicação clara sobre as medidas tomadas pela equipe administrativa em relação à qualidade, ao manuseio e ao uso da água em nossos campi.

Compartilhamos, a seguir, com detalhes, as medidas tomadas pela Escola para prevenção e controle de qualidade da água.

Segunda-feira, dia 7

A Administração Escolar tomou conhecimento de possível quadro infeccioso. O abastecimento dos reservatórios com água de caminhão-pipa foi imediatamente suspenso e diferentes amostras de água foram coletadas e enviadas ao laboratório Quinosan para análise microbiológica. Os resultados da análise foram recebidos hoje, às 17h, e podem ser acessados aqui. Todos os processos de limpeza foram reforçados, inclusive nos banheiros, áreas mais sensíveis de contágio.

Terça-feira, dia 8

A Administração contratou nova empresa para o fornecimento de água e assegurou o uso exclusivo de um único caminhão-pipa para fornecimento de água da CAESB à Escola. Um técnico da CAESB compareceu à Instituição para explicar o desabastecimento no campus da sede, ocorrido por uma queda na pressão da rede a pedido dos moradores da QI 21.

Quarta-feira, dia 9

Foram retirados todos os bebedouros de bico e adquiridos novos bebedouros de galão de água mineral. A cozinha passou a usar exclusivamente água mineral para o manuseio e a preparação dos alimentos. Com a ajuda de um pai de nossa comunidade escolar, a EdN contratou o infectologista Dr. Marcone Pinhati, referência em sua área, para nos orientar. Entramos em contato com o Administrador do Lago Sul com o objetivo de que ele intercedesse junto aos órgãos responsáveis para resolver o problema do desabastecimento.

Quinta-feira, dia 10

O número de estudantes e funcionários que apresentaram sintomas de infecção diminuiu significativamente. A empresa Shopping House foi contratada para fazer a sanitização do reservatório e de todas as caixas d’água da Escola durante o fim de semana. O Administrador do Lago Sul, Sr. Alessandro Paiva, intercedeu junto à Presidência da CAESB para solucionar o problema de desabastecimento.

Sexta-feira, dia 11

O Dr. Marcone Pinhati e sua equipe vieram à Escola para avaliar nossa cozinha e conversar com estudantes e funcionários. Após avaliação criteriosa, ele diagnosticou possível contaminação por Norovírus.

Sábado, dia 12

O reservatório e as caixas d’água foram sanitizadas e reabastecidas por caminhões-pipa com água da CAESB.

Desde a segunda-feira, dia 14, não há registro de novos casos em nossa Instituição. Ao longo de todo esse período, a Escola se mostrou aberta aos pais para esclarecer eventuais dúvidas e apresentar as medidas implementadas.

Sexta-feira, dia 18

Hoje, nossos reservatórios amanheceram cheios de água vinda da rede da CAESB. Durante todo o dia, não houve necessidade de compra de água para abastecê-los. A Caesb instalou equipamento para aferição contínua de nossa rede. Funcionários da vigilância sanitária vieram à Escola para fazer uma inspeção. Tiveram acesso aos laudos laboratoriais e ao diagnóstico feito pelo infectologista.

A Escola das Nações continuará acompanhando, com todo o cuidado, o desenvolvimento desse cenário e comprando água mineral para consumo dos estudantes, dos funcionários e para a cozinha até termos certeza da estabilidade de nossa rede.

É importante que todos os membros da comunidade acompanhem os comunicados oficiais da Escola para terem conhecimento de informações corretas e precisas. Contamos com a parceria de todos os pais/responsáveis para mantermos um canal de comunicação claro e aberto.