Resultados do PSAT 2016

O PSAT é um dos exames aplicados pelo College Board nos Estados Unidos. Esse exame envolve Leitura, Produção Escrita e Linguagem e Matemática. Ele tem dois objetivos. Primeiro, ajudar os alunos a se preparar para o Teste de Avaliação de Conhecimento (SAT), considerado no processo de admissão da maioria das universidades norte-americanas e canadenses, semelhante ao ENEM aplicado no Brasil. Segundo, qualificar alunos norte-americanos com as maiores pontuações no PSAT ao Programa Nacional de Bolsas por Mérito. O SAT e o ENEM são semelhantes no que diz respeito ao objetivo e ao tipo de questões propostas. Preparar-se para um deles ajuda a melhorar o desempenho em ambos. Os alunos fazem esse exame todo mês de outubro.

Setenta e sete por cento dos nossos alunos do Grade 11 fizeram o PSAT em 2016, sendo que 19% (8) deles obtiveram nota no nonagésimo percentil ou mais. Isso significa que foram melhores do que 90% de seus colegas que se submeteram ao teste nos EUA. Cerca de quatro milhões de alunos fizeram o PSAT em 2016. Cinquenta e um por cento (22) dos alunos do Grade 11 obtiveram nota no septuagésimo percentil ou mais. A nota mais alta da Escola das Nações em 2016 foi no nonagésimo nono percentil.

Resultados do PSAT Comparados (2015 – 2016)

A comparação é feita com alunos do Grades 10 e 11 nos EUA, sendo que a maioria se prepara para esse exame a fim de ser admitida em universidades norte-americanas. A maior parte dos nossos estudantes que fizeram o exame não é falante nativa de inglês nem planeja estudar no exterior. Os resultados desses alunos demonstram que conhecimento, habilidades e atitudes não têm fronteiras. Eles estão prontos a apresentar ótimo desempenho, sem treinamento especializado, para ser aprovados em rigorosos e competitivos exames internacionais.

Parabenizamos os estudantes e seus professores que têm trabalhado seriamente para obter maior rigor acadêmico e aproveitamento. Os docentes estão participando de treinamento contínuo e qualificação a fim de criar planos de aula desafiadores e alinhar o método de ensino e de avaliação de forma a possibilitar maior compreensão de conceitos e conteúdos por parte dos alunos. O grau de comprometimento com o ensino e o aprendizado se reflete igualmente em ambos os programas - nacional e internacional - do Ensino Médio. As habilidades intelectuais necessárias à compreensão e à interpretação de textos e informações são as mesmas em ambos os idiomas - isso pode ser dito, também, para as habilidades ligadas à matemática. O trabalho interdisciplinar está surtindo efeito.