Dia Nations Goes Green 2017

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola das Nações realizou, no dia 8 de abril, um evento de práticas sustentáveis, o Nations Goes Green. Um dos objetivos foi desmitificar a ideia de que sustentabilidade está relacionada apenas a ecologia.

Como inspiração, tivemos os Dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

1. Erradicação da Pobreza

2. Fome zero e Agricultura Sustentável

3. Saúde e Bem-Estar

4. Educação de Qualidade

5. Igualdade de Gênero

6. Água Potável e Saneamento

7. Energia Acessível e Limpa

8. Trabalho Descente e Crescimento Econômico

9. Indústria, Inovação e Infraestrutura

10. Redução das Desigualdades

11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

12. Consumo e Produção Responsáveis

13. Ação contra a Mudança Global do Clima

14. Vida na Água

15. Vida Terrestre

16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17. Parcerias e Meios de Implementação

Das 9h às 12h, funcionários, ex-alunos e demais membros da comunidade se engajaram em ações com um toque divertido de “espírito verde”. Dezoito atividades aconteceram simultaneamente.

Os participantes puderam fazer escolhas para a participação. Os professores de Português como Segunda Língua promoveram um workshop em que ensinaram a criar jogos pedagógicos com materiais reciclados.

O Fábrica-Escola vendeu produtos de limpeza feitos pelos alunos.

Empreendedores locais se juntaram ao evento alugando dezenove mesas para vender seus produtos no Mercado Colaborativo.

Estudantes do Programa Pré-Jovens e seus professores organizaram um workshop ensinando a fazer massinhas.

Houve o Cine Sustentabilidade, apresentando um curta sobre o assunto.

O abrigo de animais Quintal dos Bichos® colaborou na organização da Feira de Adoção de Animais - cães e gatos - e os estudantes promoveram uma campanha para arrecadar ração para cachorro.

Os alunos membros do Clube de MUN fizeram um Bake Sale com objetivo de angariar fundos para as próximas conferências.

Os professores e músicos Diego Considera e Rafael Cardoso tornaram o evento ainda mais agradável com o Nations Live Music - os alunos tocaram e cantaram lindas músicas!

Havia os mais variados tipos de produtos à venda no Mercado de Pulgas- brownies, pinturas, brinquedos e roupas.

Dagilson, que ajuda a cuidar da nossa Horta Mandala, explicou como ela funciona e mostrou como plantar.

I See Lolei, um projeto do Camboja apoiado pela Escola das Nações, vendeu camisetas da marca Dane-se (Coleção I See Lolei), e os fundos obtidos foram doados ao vilarejo no Camboja.

Todo o dinheito arrecadado pelo Flea Market e os outros estandes de venda foram voltados para projetos organizados pelos estudantes da Escola.

Nossos professores de Português criaram um teste de sustentabilidade com perguntas sobre consumo sustentável. Quem respondeu aos desafios levou uma pequena muda para plantar em casa.

Tivemos um momento de relaxamento com aula de Yoga.

O professor de Química, William, ensinou como criar uma estação de energia solar com materiais reciclados.

Por último, mas igualmente importante, os alunos dos Grades 10 e 11 fizeram pesquisas sobre “Vegetarianismo - como reduzir o consumo de carne” Eles mostraram as ideias no Nations Chats - uma apresentação como TED Talks. Dois grupos apresentaram projetos superinteressantes e opinativos para a comunidade.

O segundo dia Nations Goes Green foi repleto de aprendizado e criatividade. Cada ano que passa vai ficando ainda melhor!