top of page

Primeiros Graduandos do Programa AP Capstone Diploma


O Programa AP Capstone Diploma Foca Habilidades de Investigação, Pesquisa e Produção de Texto Cruciais para uma Vida Universitária e Profissional de Sucesso

Três alunos da turma de formandos 2017 da Escola das Nações estão fazendo história como os primeiros na região a atender a todas as exigências do prestigioso AP Capstone Diploma!

O que é AP Capstone?

A Escola das Nações é uma dentre as mais de 600 escolas em todo o mundo e uma das três no Brasil a implementar o AP Capstone – programa inovador com concessão de diploma que permite aos alunos desenvolver as habilidades mais requisitadas para sucesso no ensino superior: pesquisa, colaboração e comunicação. O programa inclui uma sequência de dois cursos: AP Seminário e AP Pesquisa. Desenvolvidos com base no feedback fornecido pelo corpo docente e pelos funcionários de admissão das universidades, o AP Capstone complementa o nível de exigência dos cursos e dos exames de Advanced Placement.

Os alunos que concluem o AP Seminário e o AP Pesquisa, atingem nota 3 ou superior, e obtêm nota 3 ou superior em quatro outros Exames AP em matérias de sua escolha, recebem o AP Capstone Diploma. Os estudantes que obtêm nota 3 ou superior nos dois exames AP Capstone, mas não obtêm notas de qualificação em outros quatro Exames AP, recebem o AP Seminar and Research Certificate.

“Este programa inovador prepara uma população maior e mais diversificada de alunos para sucesso no ensino superior e na vida profissional, e também fornece aos professores flexibilidade no currículo para que possam expandir acesso, atividades mais desafiadoras e desenvolvimento de habilidades importantes.”

Sessenta e cinco alunos da EdN realizaram 118 Exames de Advanced Placement em 2017, estabelecendo um recorde para a Instituição.

Dez alunos fizeram o Exame AP Pesquisa. Oito deles (80%) receberam notas 3 ou superior, e dois receberam nota máxima, 5. Trinta e quatro alunos se submeteram ao Exame AP Seminário. Vinte e cinco (73,5%) obtiveram 3 pontos ou mais. Três desses alunos atenderam aos requisitos para concessão do AP Capstone Diploma, tendo obtido nota 3 ou superior em quatro outros Exames AP em matérias de sua escolha.

Como os Cursos Capstone Preparam os Alunos para o Sucesso Acadêmico e Profissional?

O curso AP Seminário, que os alunos seguem no Grade 11, desenvolve os estudantes para que explorem questões acadêmicas e do mundo real a partir de múltiplas perspectivas. Por meio de uma variedade de materiais - de artigos e pesquisas a textos de base e filosóficos - os discentes são desafiados a explorar questões complexas; compreender e avaliar pontos de vista diferentes; interpretar e sintetizar informações; desenvolver, comunicar e defender argumentos baseados em evidências. Os professores trabalham com flexibilidade para escolher temas compatíveis com os interesses dos discentes - locais, regionais, nacionais ou globais. Os alunos escolhem a partir de uma variedade de temas incluindo educação, inovação, sustentabilidade e tecnologia. Ao considerar os interesses pessoais, o AP Capstone proporciona a um maior número de estudantes oportunidade de contato com tarefas desafiadoras. Eles são avaliados por meio de um projeto individual e em equipe, realizado durante o ano, e de uma prova escrita ao final.

O curso AP Pesquisa subsequente, realizado pelos alunos no Grade 12, permite-lhes desenhar, planejar e realizar, em um ano, uma investigação sobre um assunto de sua escolha, com o suporte de especialistas de nível universitário ou da comunidade. Eles aprofundam as habilidades trabalhadas no curso AP Seminário utilizando metodologia de pesquisa, empregando práticas éticas de pesquisa, acessando, analisando e sintetizando informações para apresentação de argumentos. Ao final do curso, os estudantes se sentem seguros para expor e defender sua pesquisa acadêmica.

AP Scholar Awards 2017

O AP Scholar Awards reconhece alunos do Ensino Médio que demonstraram aproveitamento exemplar em nível universitário nos Exames AP.

Gostaríamos de parabenizar os seguintes alunos que, por dedicação e estudos, obtiveram reconhecimentos distintos no Programa Advanced Placement deste ano.

O AP Scholar with Distinction Award é concedido a estudantes que recebem nota média mínima 3,5 em todos os Exames AP realizados, e nota 3 ou superior em cinco ou mais desses exames.

AP Scholar with Distinction 2017

Paula Cruz Pereira Mariana M. de Sá Beatriz M. Xavier

Gabriel S. Mendonça

O AP Scholar with Honor Award é concedido a alunos que recebem nota média mínima de 3,25 em todos os Exames AP realizados, e nota 3 ou superior em quatro ou mais desses exames.

AP Scholar with Honor 2017

Britney Mbeng Anna Dudas Pedro Henrique Q. Morais

O AP Capstone Diploma é concedido a alunos que atingem nota 3 ou superior no AP Seminário e AP Pesquisa e em quatro outros Exames AP de sua escolha.

AP Capstone Diploma 2017

Paula Cruz Pereira Mariana M. de Sá Beatriz M. Xavier

Anna Dudas Gabriel S. Mendonça

O Certificado AP Seminário e AP Pesquisa são concedidos a alunos que atingem nota 3 ou superior nessas áreas.

Certificado AP Seminário e AP Pesquisa 2017

Britney Mbeng Ana Micaela L. Scheidemantel Chiang C. Siew

O AP Scholar Award é concedido a alunos que recebem nota 3 ou superior em três ou mais Exames AP.

AP Scholar Awards 2017

- Matheu Barros - Mateus N. Bezerra - Ana Micaela L. Scheidemantel

- Victor Gaba - Gabriel F. Lopes - Flávia C. Patrício

- Chiang C. Siew - Marta Z. Silva - Stefan Z. Gonçalves

Resumo dos Resultados do Exame AP

A tabela abaixo demonstra disciplina, número de alunos que fizeram exame em determinada disciplina, número de alunos que obtiveram nota 3 ou superior e pontuação média por disciplina.

As cinco disciplinas com a maior porcentagem de notas 3 e superior são Cálculo BC, Literatura Inglesa e Produção de Texto, Física I, Língua e Cultura Espanholas, Literatura e Cultura Espanholas. Cem por cento dos alunos que fizeram esses testes obtiveram nota 3 ou superior. AP Seminário foi realizado pelo maior número de alunos (34), sendo que 74% obtiveram nota 3 ou superior.


382 visualizações
bottom of page