Festival das Nações 2017


Fotos por Rodrigo Faria

No dia 16 de setembro, aconteceu o 37° Festival das Nações, o mais importante evento do ano na Instituição. Esse festival reflete um dos valores da Escola - unidade na diversidade - e expõe parte significativa de filosofia pedagógica - aprendizagem interdisciplinar e baseada em projetos.

O tema deste ano letivo é “O Poder das Palavras”. Palavras são chaves que abrem corações e mentes e podem levar a uma profunda mudança nas pessoas e na sociedade. Elas nos guiam ao desenvolvimento de capacidades para ciências avançadas, artes e civilização. Os alunos pesquisaram palavras que detêm poder nos países que homenagearam.

Na preparação para o Festival das Nações, os estudantes estudaram vários aspectos dos países escolhidos, fizeram pesquisas para conhecer artistas, líderes intelectuais e filósofos. Os alunos dos Grades 2 a 12 escolheram um ou mais dos Dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para os guiar os estudos. Pesquisaram o que cada país tem feito para pôr em prática esses objetivos.

Mais de 2 000 pessoas participaram do nosso Festival neste ano!

As celebrações iniciaram no campus da Educação Infantil às 8h da manhã com um lindo desfile das crianças representando cinco países.

O Maternal II representou a Itália em uma abordagem criativa e interessante - Explorando entre cheiros e sabores. Estudaram Michelangelo, Vivaldi e outros ícones italianos. Os alunos e seus familiares fizeram um desfile e encheram o palco com as cores da Itália.

Os alunos do Maternal III aprofundaram conhecimentos sobre o Brasil com foco na Amazônia, no Cerrado e na Caatinga. Pesquisaram sobre a cultura brasileira, ícones, monumentos, danças, animais e vegetação do País. Subiram ao palco vestidos como ícones nacionais - a atriz e cantora Carmen Miranda e o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna.

O Pre-Kindergarten homenageou a Noruega. Vestiram-se como vikings. Nas aulas de Artes, recriaram a famosa pintura de Munch - “O grito”. Nas aulas de Português, fizeram um portfólio da cultura norueguesa. Nas aulas de Inglês, estudaram as pinturas das luzes do Norte, esculturas de trolls e lendas de vikings.

Os alunos do Kindergarten estudaram a Alemanha. Eles aprenderam sobre o País por meio da arte e da sensibilidade. Nas aulas de Artes, tiveram abordagem de Reggio Emilia e do artista Paul Klee como inspiração. Exploraram paisagens com aquarelas. No palco, vestiram roupas tradicional alemãs, sorriram e acenaram para as famílias e para o público. A embaixada alemã doou materiais para enriquecer os estudos.

Os alunos do Grade 1 representaram a Colômbia e abordaram sua natureza. Para o tema “O Poder das Palavras”, eles conheceram palavras que têm mesmo significado em diferentes linguagens. Em História, viram os festivais culturais, como o Carnaval de Barranquilha. Usaram lindas roupas, chapéus tradicionais e flores nos cabelos.

Depois desse lindo e colorido espetáculo, todos ouviram o coral da Educação Infantil, que interpretou “Sing”, da banda The Carpenters, e “Palavras Mágicas”, de Mika. Em seguida, aproveitaram um delicioso café da manhã. Os país “visitaram” os cinco países, recebendo carimbos no passaporte. Viram o esplêndido trabalho que os nossos alunos fizeram pesquisando cultura e tradições dos países que representaram.

No campus da sede, o festival teve início às 10h30 da manhã com a Big Band e nosso coral do Ensino Fundamental I, formado por alunos dos Grades 3 a 5.

Como mestres de cerimônia do Festival na sede, nossos seniors 2018 deram as boas-vindas à comunidade escolar. E desfilaram carregando bandeiras dos países representados. Em seguida, vieram as apresentações.

Os alunos do Grade 2 homenagearam o México e escolheram o habitat e os seres vivos como foco para os estudos. Nas aulas de Inglês, fizeram pesquisas e escreveram um livreto sobre as informações compiladas. Em História e Geografia, conheceram a bandeira e detalhes da cultura mexicana. Em Português, viram um pouco da infância no México. Subiram ao palco usando roupas, chapéus tradicionais e coloridos e balançando chocalhos. A apresentação foi incrível.

O Grade 3 representou o Panamá e focou reflorestamento, meio ambiente e questões da terra. Em Inglês, os alunos aprenderam sobre o impacto do desmatamento no País. Em Ciências, eles abordaram meio ambiente e desmatamento. Em Matemática, estudaram a população e o desmatamento. Vestiram roupas típicas e dançaram ao ritmo de tambores.

O Grade 4 estudou o Sri Lanka. Os alunos aprenderam sobre inundação no País. Nas aulas de Inglês, o objetivo foi convencer as pessoas a visitar o Sri Lanka. Em Matemática, compararam preços entre o Brasil e o Sri Lanka. Em Ciências, fizeram pesquisas sobre causas e efeitos da inundação. Na apresentação, as meninas usaram lindos vestidos rosa, e os meninos vestiram roupas tradicionais do Sri Lanka. A coreografia foi ótima!

Os alunos do Grade 5 estudaram sobre Bermuda e pesquisaram solução para a sustentabilidade da água. Em História e Geografia, eles viram a colonização e a economia do País. Em Matemática, abordaram as chuvas em Bermudas. Em Ciências, estudaram a escassez de água e o ecossistema. Cantaram uma música de Bermuda, usaram ternos e seguraram bandeirinhas do País.

O Grade 6 representou a Islândia com foco na sustentabilidade. Em Inglês, escreveram sobre energia. Eles trabalharam com dois dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: Energia limpa e acessível e Trabalho decente e crescimento econômico. Nas aulas de Tecnologia de Informação, abordaram tecnologias que a Islândia está desenvolvendo para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável. A dança em grupo foi maravilhosa!

Os alunos do Grade 7 homenagearam a Finlândia focando Fome Zero e Educação. Nas aulas de Português, pesquisaram contos de fadas finlandeses e a história do País. No Programa para Jovens, buscaram dez razões convincentes para visitar a Finlândia. Em Estudos Sociais, História e Geografia, pesquisaram sobre pessoas ilustres, cidades, educação, flora e fauna. Eles fizeram uma linda apresentação de dança finlandesa.

A Tailândia foi representada pelos alunos do Grade 8. Eles focaram comunidades sustentáveis. No Programa para Jovens, pesquisaram sobre espiritualidade e religião. Em Ciências, estudaram comida e nutrição. Apresentaram uma dança tradicional chamada Fon Leb, em que mulheres usam longas unhas artificiais. O embaixador da Tailândia, Sr. Surasak Suparat, gostou muito da homenagem.

Os alunos do Grade 9 prestaram homenagem a Cuba, com foco em cidades e comunidades sustentáveis. Nas aulas de História, pesquisaram sobre a história do País da colonização à revolução. Em Matemática e Ciências, mergulharam em dados e estatísticas da saúde. Nas aulas de Espanhol, escreveram sobre famílias de doutores cubanos. Os alunos dançaram em par uma música latina. Alguns de nossos professores latinos se juntaram a eles.

O Grade 10 representou o País de Gales. Os alunos estudaram os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas! Em Geografia, fizeram pesquisa para produzir uma brochura explicando como o País de Gales está colocando em prática os objetivos das Nações Unidas. Nas aulas de História, abordaram muros de defesa, aspectos culturais desses muros e sua importância na proteção. Para o tema anual, “O Poder das Palavras”, buscaram citações de celebridades e escritores. Dois grupos fizeram performances.

O Grade 11 escolheu a Índia focando liderança e bem-estar. Nas aulas de Artes, exploraram a indústria cinematográfica - Bollywood. Em Geografia, pesquisaram o sistema de castas e as religiões indianas. Com relação ao tema anual, “O Poder das Palavras, estudaram mantras e mandalas. Apresentaram uma dança tradicional com as meninas usando sari, e os meninos, o kurta, roupas da cultura indiana.

Para o último Festival das Nações, nossos seniors escolheram homenagear a China. Focaram a boa saúde e o bem-estar. Em História, pesquisaram como a revolução baniu a antiga mentalidade e conheceram tradições na China. Para explorar o tema, “O Poder das Palavras”, estudaram a sabedoria chinesa por meio de dizeres e ensinamentos. Em Matemática, compararam a China e o Brasil. Cantaram a música Kung Fu Fighting vestindo roupas tradicionais. O encerramento foi muito emocionante.

Parabéns aos estudantes e funcionários pelo ótimo trabalho e pelas belas apresentações. O Festival das Nações foi um sucesso! Mostrou a importância e a beleza da unidade na diversidade.


186 visualizações
  • LinkedIn - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter

Câmpus da Sede

SHIS QI 21 Área Especial Conjunto C1

Brasília, DF, Brasil | 71655-600

Telefones: +55 61 33661800

Câmpus da Educação Infantil

SMDB Conjunto 19 Chácara 02

Brasília, DF, Brasil | 71680-190

Telefones: +55 61 33662947