Programando Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um Appós o outro


Como seria interessante conhecer detalhes de todas as escolas de Brasília? Permitir aos pais acessar e avaliar escolas de seu interesse? E ter instituições de ensino compartilhando sugestões e planos de melhoria acadêmica? Tudo isso na palma da mão, um aplicativo a distância.

O Skool Advisor, um protótipo de aplicativo desenvolvido pelo aluno Daniel Rego, foi um dos vários projetos de desenvolvimento de aplicativos que os estudantes do 9º Ano compartilharam. Durante a 1ª Etapa, orientados pela professora Blenda Oliveira, esboçaram ideias de apps baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ideia? Estimular estudantes a encontrar soluções para problemas mundiais.

Em 2016, líderes globais se comprometeram a promover projetos para erradicar a fome, reduzir desigualdades e promover energia limpa e sustentável como parte da nova agenda de desenvolvimento sustentável. Mas foi o quesito “educação” que inspirou Daniel. Ter uma brilhante ideia, porém, pode não ser suficiente. Ele percebeu que precisava de ajuda. Convidou o amigo Gabriel Barbieri para o ajudá-lo na programação. Juntos, desenvolveram o Skool Advisor para a classe de Habilidades do Século 21.

Ao longo do ano letivo, os alunos planejaram, pesquisaram, criaram designs e programaram aplicativos como soluções tecnológicas para problemas reais. Empregando uma ferramenta desenvolvida pelo MIT, o App Inventor, e muitos outros recursos, estudantes do 9º Ano associaram inovação a compromisso social.

“Tecnologia é o futuro, programação é o futuro” - disse Daniel. “Foi ótimo tentar desenvolver um aplicativo para beneficiar a comunidade”.


27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo