Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Prezados Pais e/ou Responsáveis,

De acordo com a lei 5.610/2016, Decreto 37.568/2016, instituições em Brasília que são classificadas como grandes geradoras de resíduos (produtoras de mais de 120 litros de resíduos por dia) são obrigadas a gerenciar e organizar o recolhimento de resíduos orgânicos e não recicláveis. Ambos os campi da Escola das Nações se classificam nessa categoria.

Lembramos que a separação dos resíduos atualmente se dá da seguinte forma.

• Reciclável (Lixeira Azul): papel, papelão, plástico, vidro, alumínio

• Não Reciclável (Lixeira Cinza): lixo de banheiros e da enfermaria

• Orgânico (Lixeira Preta): restos de alimentos, guardanapos sujos

Em abril deste ano, contratamos a empresa EPM, na pessoa de Filipy Andrade, engenheiro ambiental, que prestou consultoria à Escola em relação ao PGRS. A equipe de limpeza e manutenção bem como os líderes dos setores pedagógico e administrativo foram ouvidos em relação às expectativas e ao cenário atual. Os objetivos traçados foram delinear completamente a rota de lixo, diminuir o desperdício de comida e de papel e organizar a coleta seletiva. A Instituição foi extremamente elogiada por seus projetos e eventos que fomentam a sustentabilidade, como a Horta Mandala, o Fábrica-Escola e o Nations Goes Green.

Elaborou-se, então, um plano em parceria com o departamento de manutenção e comunicação da Escola, e treinamentos foram realizados com todos os funcionários na Semana Pedagógica de julho. Recentemente, implementamos um dos últimos tópicos do plano - a identificação das lixeiras. Contamos com a colaboração da comunidade (pais, alunos e funcionários) para levar adiante essa iniciativa de um ambiente mais limpo e mais sustentável.

Com isso em mente, a Escola das Nações gostaria de compartilhar 10 regrinhas para um PGRS de sucesso.

1. Eu separo o lixo ao colocá-lo na lixeira correta (reciclável: azul, não reciclável: cinza e orgânico: preta).

2. Eu não levo comida para a sala de aula.

3. Eu não ultrapasso, com comida, as linhas vermelhas no refeitório.

4. Eu não misturo o lixo nas lixeiras.

5. Eu utilizo a logística reversa para descarte de lixo eletrônico e de lâmpadas.

6. Eu acondiciono vidros e pratos quebrados em recipiente adequado.

7. Eu faço minha parte nos eventos, seguindo o mesmo procedimento em escala maior.

8. Eu colaboro para a implementação de projetos ambientais.

9. Eu apoio o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Junte-se ao Comitê Ambiental para promover práticas sustentáveis e ecologicamente corretas na EdN! Entre em contato conosco pelo e mail nathalia.silva@edn.org.br para receber outras informações ou fazer parte do comitê.

Atenciosamente,

Administração Escolar