top of page

Curso de Pesquisa Advanced Placement (AP)


A Escola das Nações é uma das três escolas internacionais do Brasil e uma das mais de 300 instituições do mundo a implementar o AP Capstone - um programa inovador da College Board com concessão de diploma e que permite a alunos do Ensino Médio desenvolver pensamento crítico e técnicas de análise muito importantes para o sucesso no ensino superior.

O curso de pesquisa AP Research é o segundo do programa AP Capstone. No AP Research, estudantes desenvolvem técnicas e disciplina necessárias para conduzir pesquisas independentes a fim de produzir e defender teses acadêmicas. O AP Research foi iniciado em 2016/17 com alunos do 12o Ano.

Os alunos trabalham com orientação de um conselheiro experiente e capacitado, exploram tópicos acadêmicos, problemas e situações de interesse para, então, esboçar, planejar e conduzir uma pesquisa investigativa que aborda os tópicos selecionados.

O curso resulta em trabalho acadêmico de 4.000 a 5.000 palavras e apresentação acompanhada de defesa oral, durante a qual os estudantes respondem a perguntas de uma banca examinadora.

Neste ano, algumas das áreas por que os alunos optaram por pesquisar foram as seguintes.

● Arquitetura - Quais são os efeitos da arquitetura e da tecnologia na educação pública?

● Psicologia - A influência do inconsciente na tomada de decisões; a influência da música na renda dos jovens.

● Educação - A relação entre notas e comportamento.

● Mídia - O impacto midiático na nossa percepção de beleza.

● Sociologia - A influência Drag Queen na igualdade de gênero; segurança pública e preconceito social.

● Esporte - Desigualdade de gênero nos esportes; o desenvolvimento do basquete no Brasil.

● Medicina - Qual é o impacto na família de alguém que sofreu um acidente vascular isquêmico?

Nicolas Hayston, senior, quer estudar psicologia em uma faculdade internacional e escolheu pesquisar o impacto em uma família de pessoa que sofreu acidente vascular isquêmico. Depois de algumas considerações, decidiu estudar o impacto do isolamento por causa dos problemas neurológicos que acompanham um acidente vascular, que afeta uma vítima de derrame. Nicolas disse que ele se inspirou em experiência pessoal e que, quando criança, sempre quis entender como uma pessoa próxima a ele se sentiu e o que de fato aconteceu com ela. Ele já está conversando com psicólogos e especialistas para ajudá-lo na pesquisa.

Quando questionado sobre a importância do curso de pesquisa AP Research, Nicolas disse ser um curso relevante para os estudantes porque os ajudam a organizar os pensamentos e a apresentar ideias persuasivamente. No AP Research, os alunos podem conduzir pesquisas de um tópico de interesse, analisar os resultados e tirar conclusões a respeito deles. As habilidades que os estudantes desenvolvem vão ajudá-los no futuro na faculdade pois aprendem a pesquisar, desenvolver argumentos lógicos e defender suas conclusões oralmente.

O curso AP Seminar é um pré-requisito para o AP Research. Se um estudante obtiver pontuação maior ou igual a 3 no AP Seminar, no AP Research e em mais quatro AP Exams de sua escolha, ele recebe o diploma AP Capstone Diploma. Isso significa excelentes conquistas acadêmicas e realização de projetos acadêmicos e técnicas de pesquisa de nível superior. E se obtiver pontuação maior ou igual a 3 apenas no AP Seminar e no AP Research, receberá o certificado AP Seminar e AP Research Certificate.


171 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page