Sessão Solene Marca o Bicentenário no Congresso Brasileiro

Numa extraordinária demonstração de solidariedade, 10 membros da Câmara dos Deputados do Brasil, representando oito partidos políticos, reuniram-se para uma sessão especial do Congresso para falar, um após o outro, sobre a vida e os ensinamentos de Bahá'u'lláh. Realizada em homenagem ao bicentenário do nascimento de Bahá'u'lláh, a Sessão Solene reuniu mais de 350 pessoas de 20 dos 27 estados do Brasil, o que incluiu representantes de dois principais grupos indígenas, que vieram em nome de seu povo para homenagear o aniversário histórico. "Mergulhar nos ensinamentos de Bahá'u'lláh é ser imerso nas mais genuínas contribuições da humanidade para o mundo", afirmou a congressista Erika Kokay em suas declarações no evento da manhã de ontem. "A comunidade bahá'í está, em um sentido muito concreto, intimamente consciente dos sofrimentos da humanidade e, ao mesmo tempo, da nobreza e beleza da condição humana. É essa beleza que nos dá esperança para a construção de um mundo justo e igualitário", continuou ela.

A sessão, originalmente planejada para durar cerca de 50 minutos, se estendeu por quase duas horas, enquanto uma série de representantes da Câmara dos Deputados - a câmara baixa do Congresso Nacional do Brasil - exploraram os ensinamentos de Bahá'u'lláh para a melhora do mundo e compartilharam aspectos de Sua vida. Muitos deles foram tocados e profundamente emocionados ao se dirigirem à diversificada audiência. Observando os ensinamentos centrais de Bahá'u'lláh, o deputado Chico Alencar falou sobre a importância das contribuições construtivas da verdadeira religião para o progresso social. O Sr. Alencar também destacou os sofrimentos de Bahá'u'lláh, explicando que ao longo de Sua vida, Bahá'u'lláh suportou a opressão a fim de trazer ensinamentos que libertassem a humanidade desta mesma opressão. Muitos dos oradores comentaram sobre a extraordinária atmosfera rarefeita da sessão. "A atmosfera de reverência, o respeito pelo sagrado e a atenção unificada de todos os presentes nos impressionou profundamente", explicou Carolina Cavalcanti, representante da comunidade bahá'í no Brasil. "Muitos dos congressistas mencionaram o quão incomum era que representantes de partidos políticos tão divergentes estivessem em tal estado de concordância." "Eles perceberam que os ensinamentos de Bahá'u'lláh se conectaram com suas próprias aspirações mais elevadas. Eles viram nesses princípios o que é importante para a promoção do bem-estar da humanidade", disse a Sra. Cavalcanti.

Em uma quebra inusitada de protocolo, um dos deputados que presidiu a sessão, convocou a Secretária da Assembleia Nacional dos Bahá'ís do Brasil a ocupar à tribuna para se dirigir aos presentes. O deputado Luis Couto, que juntamente com sua colega Erika Kokay, convocou a Sessão Solene, leu a declaração do Presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Rodrigo Maia, para a ocasião: "Muitos dos ensinamentos de Bahá'u'lláh estão presentes em nosso sistema legal, como a igualdade entre homens e mulheres, a eliminação de preconceitos de raça, gênero, classe social e outros. Algumas dessas determinações que fazem parte de nossa Constituição foram apresentadas por Bahá'u'lláh no século XIX ". "Bahá'u'lláh propôs uma visão unificadora do mundo como a solução para muitos dos problemas atuais da humanidade", continuou a declaração. "Ele fez isso muito antes da criação das Nações Unidas, da União Europeia e de muitos outros mecanismos de integração global. Na realidade, seu objetivo era mais elevado que alianças políticas e comerciais. Ele vislumbrou a fraternidade de todas as religiões e grupos étnicos através da espiritualização do caráter humano". Ontem não foi a primeira vez que a Fé Bahá'i foi reconhecida pelo mais alto órgão legislativo do Brasil. Em 1992, uma Sessão Solene foi realizada para prestar tributo a Bahá'u'lláh no centenário de Sua ascensão.

Fonte: Comunidade Bahá'í do Brasil