Salut des Armes: Uma Demonstracao da Esgrima Moderna

Alunos dos Grades 6 - 8 tiveram uma rara oportunidade de ver e aprender princípios básicos da esgrima moderna

Você já deve ter visto em filmes do Zorro e dos Três Mosqueteiros, ou durante Olimpíadas. A esgrima tem sido praticada desde o século 18, quando homens aprenderam a arte de desembainhar a espada. No dia 6 de dezembro, nossos estudantes do Ensino Fundamental 2 tiveram oportunidade de ver de perto a disciplina exigida de um esgrimista.

Dois atletas de esgrima, Francisco Busolli e André Rothfeld, compartilharam lições com os alunos. Primeiro, os estudantes assistiram a uma simulação corps-à-corps entre os dois na quadra esportiva. Quando os atletas saudaram um ao outro, os alunos observaram protocolos, regras e práticas de fair play na esgrima.

O atleta Busolli descreveu brevemente o esporte. Ele resumiu a história, contexto social, pontuação, técnicas básicas e alguns dos termos usados pelos atletas e pelas associações internacionais de esgrima.

Depois da explanação, os alunos puderam pôr em prática o que haviam visto. Em duplas e seguindo instrução dos esgrimistas, praticaram posicionamentos de defesa e ataque. Juntos, exercitaram paciência, disciplina e aprenderam como executar a coordenação motora de pés e mãos e aguardar comandos técnicos.

André Rothfeld é ex-aluno da Escola das Nações. A coordenadora de Educação Física, Denise Jayme, convidou o atleta para uma aula expositiva especial no intuito de apresentar mais uma opção de esporte aos nossos alunos.