Alumni Spotlight

Uma entrevista com o alumnus Vinícius Fonseca

Em que ano você se formou na Escola das Nações?

Em 2002. Estudei na EdN por 3 anos e meio.

Prestou vestibular para que curso, em qual faculdade?

Direito no Centro Universitário IESB.

Conte-nos um pouco da sua trajetória profissional.

Atualmente, curso mestrado em Direito no Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Eu me especializei em Direitos do Consumidor. Exerço os cargos de Vice-Presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Presidente Nacional da Comissão de Direitos do Consumidor da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Membro Consultor da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB Federal e conselheiro do PROCON/DF.

Sou sócio proprietário do escritório Fonseca & Santos Advogados. Nosso escritório tem, entre especialidades, homologação de sentenças estrangeiras. Atendemos a embaixadas e diversos estrangeiros, um trabalho logicamente facilitado por ser ex-aluno da Escola.

Quais as principais lembranças da época em que estudava na Escola das Nações?

Guardo boas lembranças da Escola. Lá, aprendi muito do que é o respeito ao próximo. Hoje o mundo lida com diversos desafios e debates sobre gênero, sexualidade, etnia e diversidade. Acredito piamente que a Escola apresenta formas diferentes de enxergar o mundo nos dando todos os dias um olhar mais humano.

Algum evento ou projeto na Escola das Nações o marcou?

Sempre fui um apaixonado por esportes, portanto, os eventos esportivos sempre foram a minha paixão. Fui escolhido o melhor atleta da escola por 3 anos consecutivos. Assim, nunca me esqueço das viagens para o acampamento NR. Dentro das competições, o sentimento de orgulho e amor pela camisa da Escola afloraram bastante.

Que conselho daria aos nossos alunos?

Construa fortes amizades. Sempre tenho o sentimento de não ter aproveitado tanto as amizades que fazemos com pessoas de outros países. Buscar uma imersão é sempre um bom caminho.