Festival das Nações 2018

O Festival das Nações celebra histórias, costumes, línguas, artes, religiões, vestimentas, hábitos culinários, festividades integrados em um único evento.

O engajamento dos alunos demonstrado nessa ocasião representa um importante valor institucional: a Unicidade.

Em 2018, a Escola sediou o 38º Festival das Nações. Os estudantes homenagearam dezesseis países: Brasil, Chile, República Checa, Inglaterra, Grécia, Itália, Japão, Moçambique, Holanda, Nova Zelândia, Panamá, África do Sul, Coreia do Sul, Tailândia, Turquia e Estados Unidos da América. Mais de 2.100 pessoas compareceram ao evento.

Todo ano, para se preparar para o festival, os alunos estudam a geografia e a cultura de cada um dos países selecionados e aprendem sobre política, religião, gastronomia e artes. Sob uma abordagem pedagógica e interdisciplinar, eles pesquisam sobre os países considerando, também, o tema de nossa campanha anual – em 2018, “Create the Change”.

Referências culturais

Os preparativos para o Festival das Nações começaram cedo. São comuns para os alunos estudos a respeito de diferentes culturas em interação com colegas de diversas nacionalidades. Há casos especiais quando os estudantes agregam conhecimentos em contato com convidados externos.

Neste ano, tivemos a sorte de receber pessoas de diferentes culturas, incluindo artistas sul-africanos, convidados sul-coreanos e artistas de K-Pop. Tais trocas culturais promovem experiências únicas aos alunos.

Apresentações incríveis

Os estudantes comandaram o palco do Festival das Nações. Apresentaram performances cheias de vida!

Pela manhã, os alunos da Educação Infantil fizeram um desfile exuberante - marcado por cores! Cada turma teve seu momento de mostrar as belezas culturais do país homenageado - roupas, bandeiras e sorrisos carismáticos enfeitaram as apresentações com ricos detalhes culturais.

Performances animadas também foram destaque na celebração no campus da sede. Nossa banda deu início às festividades com envolvente demonstração de habilidades - com seleções musicais famosas incluindo a abertura da série de TV Game of Thrones.

Os alunos do Elementary seguiram a programação com um espetáculo de canto. Primeiro, eles cantaram A Million Dreams do musical O Rei do Show. Depois, cantaram O Sal da Terra de Beto Guedes. E para fechar com chave de ouro, cantaram o hit Man in the Mirror do rei do pop, Michael Jackson. Através deste repertório dinâmico, os alunos puderam se conectar com o público e compartilhar a mensagem deles de paz e cidadania.

Sob o mesmo clima de entusiasmo, os seniors prepararam um nostálgico medley de músicas. Enquanto dançavam, retrataram referências significativas da cultura brasileira, incluindo Carmem Miranda e Garota de Ipanema.

Bon Appétit

Imagine alguns dos mais deliciosos pratos do mundo em um só lugar! O cardápio deste ano contou com mais de vinte iguarias. Desde o famoso purê de batatas e salsichas da Inglaterra até o frango e o arroz de coco de Moçambique, nossos convidados puderam explorar um menu variado dos países representados.

A Escola das Nações buscou parceria com dois centros universitários de Brasília para a preparação do menu. Estudantes do curso de Gastronomia do Centro Universitário IESB e do Centro Universitário de Brasília UniCEUB ajudaram os alunos a executar pratos e iguarias.

E não foi só isso que nossos turistas e viajantes viveram naquele dia. Salas de aula foram usadas como ambientes temáticos. Muito bem decoradas pelos alunos, inspirados na cultura de cada país, ofereceram uma imersão cultural única.

Impacto educacional

Todo ano, a Escola seleciona uma instituição para receber doações vindas do pagamento das entradas para o Festival. Neste ano, dedicamos a verba arrecadada a um treinamento de professores na Escola Masrour em Manaus, uma instituição que existe há 24 anos.

A Escola Masrour está localizada na Zona Leste de Manaus, área densamente populosa e com altos índices de crime, violência e tráfico de drogas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa região tem a maior concentração de favelas da cidade.

Hoje, a Instituição atende a 400 crianças e adolescentes. A Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM), órgão que gerencia a Escola Masrour, está localizada no município de Zumbi dos Palmares que, como outros municípios da área, enfrenta problemas de infraestrutura, desigualdade social e falta de segurança.

Assim, os valores arrecadados pela venda de ingressos serão destinados a custear a viagem de duas professoras capacitadas de nossa equipe pedagógica da Educação Infantil para oferecer, em duas ocasiões ao longo ano, treinamento às professoras do programa pré-escolar da Escola Masrour. O treinamento vai capacitá-las a usar técnicas multissensoriais e métodos de ensino lúdicos a partir de recursos e materiais que têm à disposição. Planejamos compartilhar estratégias que vão lhes permitir desenvolver programas educacionais sólidos e ambientes de ensino eficientes. Caso tenhamos recursos suficientes, vamos levar materiais complementares para a biblioteca da Escola.