Alunos têm experiência única no Congresso Nacional

O que você faria se pudesse ser um membro do Congresso Nacional por dois dias?

Em 25 e 26 de outubro, 348 alunos de todo o Brasil, dentre eles 30 alunos da Escola das Nações, fizeram parte da Câmara Mirim, uma ação educativa desenvolvida pela Câmara dos Deputados que simula a atividade legislativa.

Promovida pelo Plenarinho, organização da Câmara dos Deputados, a Câmara Mirim abriu as portas do Congresso Nacional para alunos do 5º ao 9º Ano desempenharem o papel de congressistas mirins. Os estudantes que participaram dessas simulações apresentaram, debateram e votaram projetos de lei.

Um projeto aprovado pelos mais de trezentos alunos-parlamentares foi o da proibição do uso e da comercialização de canudos plásticos. O projeto de lei foi aprovado em votação nominal, isto é, no painel eletrônico em que os votos dos parlamentares são registrados. A ideia por trás foi reduzir a produção de canudos plásticos a fim de preservar o meio ambiente.

Rogério Pena, aluno do 8ºB, participou do evento e acredita que experiências como essa ajudam a estimular o espírito de cidadania. Segundo o jovem parlamentar, a mudança para um país melhor e mais cidadão é de responsabilidade de todos, inclusive dos que ainda não podem votar: “A gente, agora, pode colocar o Brasil como exemplo, um país que todos gostariam de ter. Está na hora de começar essa mudança.”

Parabenizamos todos os nossos alunos que participaram da “Câmara Mirim” e ao professor de História, Reinhold, por promover o exercício de cidadania no desenvolvimento desse projeto.