Parcerias colaborativas

Escola das Nações Colabora com Escola-Irmã, a Escola Masrour, em Manaus

Durante vários anos, a Escola das Nações e a Escola Masrour, de Manaus, têm atuado como escolas-irmãs para trocar informações, conhecimentos e experiências a fim de promover metas educacionais similares. A Escola Masrour existe há 24 anos; a Escola das Nações, há 38. Apesar de serem instituições educacionais distintas, a visão pedagógica é similar. Os ideais são inspirados na fé Bahá’í, baseados em princípios de educação holística e valores como eliminação de formas extremas de pobreza e riqueza; educação universal; igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres; unidade na diversidade; eliminação de todo tipo de preconceito como os relacionados a etnia, religião, nacionalidade e gênero.

A Escola Masrour está localizada em uma área densamente populosa, a Zona Leste de Manaus. Atualmente, atende a 400 crianças e adolescentes. A Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM), instituição que gerencia a Escola Masrour, está localizada no bairro Zumbi dos Palmares, que enfrenta problemas com infraestrutura, desigualdade social e falta de segurança, como outros distritos da área. Muitos consideram o ambiente físico da Escola Masrour um oásis no meio de uma paisagem urbana inóspita.

Neste ano, a Escola das Nações ofereceu consultoria educacional fornecendo coaching pedagógico e treinamento de professores. A EdN tem oferecido cursos de extensão para crescimento de docentes. O projeto é chamado UNAtions e envolve cursos ministrados por nossos professores. Focamos, também, ensinar a utilização, nas salas de aula, de práticas baseadas em pesquisas. Os cursos, cuja duração varia de 8 a 24 horas, podem ser customizados para atender às necessidades específicas dos docentes aprendizes.

Recentemente, duas excepcionais professoras da Educação Infantil da EdN visitaram Manaus para treinar profissionais do programa da Educação Infantil. Vamos continuar os treinamentos a fim de preparar os docentes para usar métodos pedagógicos multissensoriais e práticos e fazer melhor uso de materiais e recursos disponíveis. Estamos compartilhando estratégias que vão habilitar os educadores da Escola Masrour a desenvolver programas fortes e ambientes de aprendizagem eficazes.

À medida em que nossos professores e funcionários interagem com os colegas da Escola Masrour, eles também aprendem muito!

Por meio desse projeto de escolas-irmãs, trocas, amizades e crescimento profissional, continuaremos a expandir nossa visão e missão de ajudar jovens a desenvolver qualidades acadêmicas, éticas e espirituais, a entender claramente seus papéis na construção de um mundo melhor e a exercer a capacidade de conhecer a humanidade, amá-la e servir a ela.