Alumni Spotlight

Uma entrevista com o alumnus João Alkamin

Em que ano você se formou na Escola das Nações?

Quantos anos estudou aqui?

Eu me formei em junho de 2018 e estudei durante 16 anos na Escola das Nações.

Qual é seu curso superior?

Em que faculdade?

Curso Ciência Política, mas pretendo adicionar Relações Internacionais no que vem, o que me levaria a um double-major.

Estudo na Seattle University.

Conte-nos um pouco de seu dia a dia como universitário.

Como minhas aulas mudam de três em três meses, a rotina muda de acordo com os horários das aulas. Em geral, acordo cedo e vou direto à biblioteca estudar e adiantar o máximo que consigo para as futuras aulas. Normalmente almoço por volta das 11h30, pois, assim, tenho mais tempo de estudo antes das aulas da tarde. Nos intervalos, volto pra biblioteca, ou vou pro meu quarto para continuar estudando.

Do que mais sente falta de sua época na Escola das Nações?

Como eu estudei na Escola das Nações a vida toda, sempre tive muita afinidade com as pessoas ao meu redor - professores ou amigos. Sinto muita falta das amizades com os professores, porque aqui passo apenas três meses com cada professor. Não só isso; a Escola sempre me proporcionou um senso de comunidade muito especial.

Acha que o ensino que teve na Escola das Nações contribuiu para sua ida ao exterior? Se sim, como?

Com certeza. Apesar de o ensino ser muito diferente, a Escola me preparou muito bem não só em termos acadêmicos, mas também em termos de interação social. Quando se trata do aspecto acadêmico, creio que as aulas de AP Capstone foram essenciais. Não consigo definir em palavras o quão importante as aulas de AP Seminar e AP Research foram para a minha vida acadêmica. Além disso, as aulas de Taking Moral Initiative (TMI) também me ensinaram valores que muitas pessoas não conhecem no exterior. As aulas de geografia, história e filosofia me ensinaram lógica. As aulas de matemática, física, química e biologia me ensinaram aspectos básicos da vida. Todas as aulas que eu tive na Escola contribuíram para minha jornada universitária.

Algum conselho ou mensagem para os nossos alunos do Grade 12?

Aproveitem o tempo do ensino médio. Aproveitem as pessoas e os professores que vocês têm, pois muda muito na universidade. Aproveitem porque não há nada como essa Escola.