Seniors apresentam projetos de pesquisa da AP Capstone

Alunos do Grade 12 compartilham resultados de pesquisa com a comunidade escolar

“Percebi que há muita pesquisa sobre o estigma de saúde mental, mas há pouca sobre esse assunto no ambiente escolar. Eu queria pesquisar isso na nossa Escola.”

A aluna Leticia Assano fala de sua pesquisa no Programa AP Capstone.

“Com a pesquisa, aprendi que, à medida que a alfabetização em saúde mental aumenta, o preconceito e as opiniões estigmatizadas diminuem. As pessoas que leram sobre doença mental ou que conhecem alguém diagnosticado com ela têm menos probabilidade de ter opiniões estigmatizadas.”

AP Capstone é um programa projetado pelo College Board com dois cursos anuais de AP: AP Seminar (Seminário) e AP Research (Pesquisa). Os alunos fazem o curso de AP Seminar no Grade 11 e o curso de AP Research no Grade 12.

No AP Capstone, os estudantes aprendem e aprimoram habilidades que estão no centro do sucesso acadêmico após o Ensino Médio. O programa os auxilia a pensar de forma independente, escrever de forma crítica, pesquisar, colaborar com colegas e aprender interdisciplinarmente - habilidades essenciais na rotina acadêmica e na vida.

Em um nível acadêmico, no AP Research, os alunos planejam, projetam e conduzem investigação sobre um tópico de sua escolha ao longo de um ano.

“Vejo estudantes seguindo rigorosamente o método científico de pesquisa, a evolução deles ao longo do curso; não posso deixar de sentir orgulho do trabalho que fazem. Enfrentam inúmeros desafios que os ajudam a crescer academicamente” - disse a professora de AP Research e espanhol, Ms. Elena Martin.

No dia 20 de maio, os discentes apresentaram os projetos de pesquisa AP Capstone, compartilhando com a comunidade escolar os assuntos, a abordagem e as descobertas.

O que é AP Research?

No curso de AP Research (Pesquisa), os estudantes continuam a desenvolver suas habilidades de pesquisa construídas no curso de AP Seminar (Seminário) aplicando os métodos. Eles empregam práticas de avaliar, analisar e sintetizar à medida que fazem pesquisas. Documentam os processos e organizam as etapas do desenvolvimento em um portfólio. O curso culmina com um trabalho de 4.000 a 5.000 palavras, apresentação e defesa oral, se aplicável.

Tópicos e Questões de Pesquisa dos Seniors neste ano

Efeitos da colonização na identidade latino-americana: foco no Equador

● Como a colonização afetou a autoestima na identidade cultural do povo equatoriano?

Ideologia pela lente da câmera: analisando a legitimação da violência e da intenção autoral no filme “Tropa da Elite”

● Até que ponto “Tropa de Elite” emprega técnicas tradicionais de cinema para legitimar ações ilegais e violentas da polícia militar no Rio de Janeiro?

A influência de TikTok sobre a população adolescente chinesa: fama, uso de mídias sociais e código moral

● Até que ponto o aumento da popularidade do aplicativo de vídeos chinês, TikTok, está correlacionado ao comportamento antiético da população adolescente chinesa e seu ponto de vista sobre a fama em relação ao código moral?

Estigmatização da saúde mental: uma análise das opiniões dos professores do Ensino Médio

● Até que ponto a familiaridade dos professores sobre doenças mentais afeta suas opiniões no ambiente acadêmico?

Disney e identidade brasileira

● Como a constante exposição aos desenhos animados populares entre as crianças americanas afeta a percepção das crianças brasileiras sobre identidade e cultura?

“Violet Evergarden”: uma anatomia sobre a perda

● Até que ponto “Violet Evergarden” e mídia similar retratam de forma saudável estigmas de perda e sofrimento pós-combate?

Avaliação dos danos: os possíveis impactos de espécies marinhas invasoras no Arraial do Cabo

● Se uma invasão em larga escala de espécies marinhas acontecesse em Arraial do Cabo, qual seria o efeito?

Professores e Motivação

● Até que ponto os professores do Ensino Médio da Escola das Nações influenciam a motivação de seus alunos?