Sustentabilidade e Ciência no Nations Goes Green

A Escola das Nações aderiu ao movimento verde-sustentável!

Em 6 de abril, a comunidade escolar participou do Nations Goes Green e da Feira de Ciências. Ambos os eventos enfatizaram a importância das práticas sustentáveis ​​e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

No Nations Goes Green, a comunidade escolar participou de ações de natureza sustentável como uma feira de adoção de animais de estimação e um troca-troca de uniforme. Alunos, pais e professores doaram brinquedos, roupas e acessórios para um mercado de pulgas.

Nosso mercado verde ajudou a ampliar a consciência ecológica. Comerciantes e convidados de instituições locais trouxeram, para venda, pães, sementes, laticínios além de verduras e legumes livres de agrotóxicos.

Na Feira de Ciências, os estudantes do Ensino Médio apresentaram seus projetos científicos em uma grande exposição composta por cartazes, experimentos, maquetes e banners. Eles usaram o método científico como ferramenta de pesquisa e conduziram experimentos com foco na conscientização ou resolução de um dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Com uma abordagem experimental, a Feira de Ciências incentivou os alunos a sair do ambiente tradicional de aprendizado, levou-os a projetos prospectivos muito além da sala de aula.

“Recebemos comentários muito positivos sobre a Feira de Ciências. Vimos estudantes dedicando tempo para pesquisar e pensar em soluções para problemas mundiais, como acesso a água potável, saneamento e redução da desigualdade. Eles aprendem muito mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas enquanto desenvolvem projetos de pesquisa” - diz a professora de Matemática das Nações, Rosana Guenka.

Projeto de Vendas de Matemática

Os alunos do Grade 5 aprenderam operações matemáticas envolvendo números decimais e colocaram conhecimentos em prática ao desenvolver o Projeto de Vendas de Matemática durante o evento Nations Goes Green. Eles organizaram venda de comidas e bebidas com objetivo de arrecadar dinheiro para o projeto de serviço comunitário na creche Monte Moriá, em São Sebastião.

Os estudantes ficaram responsáveis por escolher receitas, fazer orçamento e comprar os ingredientes. Ao todo, levantaram R$ 6.248,40. Além de cobrir os custos envolvidos, os valores foram destinados a ajudar a creche Monte Moriá.