A Apredizagem Socioemocional na Escola das Nações

Desde sua fundação, há 40 anos, a Escola das Nações entende que conhecimento acadêmico e habilidades socioemocionais são componentes essenciais para educação e desenvolvimento. Com objetivo de oferecer oportunidades que visem à formação de cidadãos do mundo capazes de lidar com suas emoções e de alcançar objetivos pessoais e coletivos, oferecemos um currículo de aprendizagem socioemocional baseado em experiências de vida autênticas, com parceria entre Escola, famílias e comunidade.

Nosso currículo de aprendizagem socioemocional é baseado em pesquisas científicas de alta qualidade e em evidências do Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning, o CASEL. Está alinhado também à Base Nacional Curricular Comum brasileira, a BNCC, que descreve o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

Nas salas de aula, da Educação Infantil ao Ensino Médio, buscamos intencionalmente desenvolver inteligência emocional e habilidades socioemocionais - autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidade de relacionamento interpessoal, tomada responsável de decisões. Essas habilidades podem ser ensinadas e trabalhadas em diferentes estágios de desenvolvimento. Contribuem para a formação de crianças e adolescentes empoderados e capazes de co-criar comunidades seguras, gentis, responsáveis, respeitosas, saudáveis e justas.

Estudos realizados ao longo de décadas comprovam que os alunos que participam de programas de educação socioemocional alcançam maior sucesso acadêmico, melhores comportamentos em sala de aula, maior capacidade de controlar o estresse e as emoções e melhores atitudes em relação a si mesmos, aos outros e à escola. Habilidades que os estudantes desenvolvem em nossos programas socioemocionais, como criatividade, pensamento crítico, raciocínio lógico, resolução de problemas e relacionamentos interpessoais, são essenciais para uma vida pessoal, acadêmica e profissional saudável e bem-sucedida.