top of page

Alunas da Escola das Nações participam do Torneio Meninas na Matemática

Voltada para meninas do Middle e High School, a prova teve a primeira fase no dia 22 de agosto

No mês de agosto, estudantes da Escola das Nações participaram de mais uma olimpíada acadêmica, o Torneio Meninas na Matemática (TM2). Voltado especificamente para meninas do Grade 8 ao Grade 12, o exame foi criado pela Comissão Gestora do Torneio Meninas na Matemática e pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A primeira fase aconteceu no dia 22 de agosto.


No intuito de incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na Matemática, o torneio busca aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais, além de promover maior participação de alunas em treinamentos olímpicos. Composto por duas etapas, sendo a primeira com 25 questões de múltipla escolha e a segunda com 4 questões discursivas, a prova apresenta dois níveis - A e B - para estudantes do Middle e do High School.

Com o objetivo de promover a campanha anual deste ano, Equidade leva a Justiça, o professor de Matemática, Marco Borges, e as alunas integrantes do projeto Nations Girl Up foram os responsáveis pela iniciativa de incluir a olimpíada nas atividades acadêmicas da escola. Para Marco, divulgar a representatividade feminina nesse campo é essencial.

“Conversei com as alunas, e nós concordamos que não víamos uma significativa participação feminina nas olimpíadas da escola, por isso optei por colocar um exame voltado só para elas. Meu objetivo é fazer com que as meninas se sintam acolhidas”

Concordando com o professor, a estudante Carolina Bisol, Grade 11, revela que, ao longo dos anos em que participou das olimpíadas de Matemática na escola, sentia falta de maior envolvimento de meninas. Como co-presidente do Girl Up, a aluna comenta que o torneio é um exemplo de representatividade e do que o projeto busca alcançar.

“Me senti muito acolhida com essa oportunidade. Acredito que ainda exista um estigma e uma falta de incentivo para meninas na área da Matemática; por isso considero importante apresentar o torneio e mostrar que existe esse espaço.”

De acordo com o regulamento oficial, no dia 29 de agosto serão divulgados o resultado da primeira fase e a lista das alunas classificadas para a segunda fase. O calendário está disponível no site oficial do torneio.


116 visualizações
bottom of page