Alunos EdN realizam prova do Concurso Canguru de Matemática

Atualizado: 6 de set. de 2022

Estudantes dos Grades 3 a 12 participaram da olimpíada internacional Canguru e conquistaram medalhas de colocação e honra ao mérito

Este ano, os alunos do Elementary, Middle e High School participaram, pela primeira vez, da Olimpíada Internacional de Matemática Canguru. No dia 17 de março, 114 estudantes realizaram provas tanto na modalidade presencial quanto on-line. Além de certificados de participação para todos, 14 alunos foram premiados com medalhas, sendo 7 delas de honra ao mérito, 2 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.

Com o objetivo de ampliar desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos em todos os graus da educação básica, a prova é realizada no Brasil desde 2009 em seis níveis, de acordo com as idades. Para os estudantes dos Grades 3 a 6, a prova contou com 24 questões; dos Grades 8 a 12, 30 questões.

Para a professora de Matemática, Ms. Elisa Pereira, o importante é fazer com que os alunos ganhem experiência. “A intenção é justamente incentivar o amor pela Matemática. Os alunos não ganham um prêmio de fato, e mesmo assim querem participar. Tentamos ao máximo incentivá-los desde a infância até os últimos anos na Escola. Queremos que façam exercícios, pensem fora da "casinha" e usem um raciocínio diferente.”

Artur Bezerra, estudante do Grade 10, comenta que a experiência ao realizar a prova foi positiva e divertida. Já familiarizado com olimpíadas de Matemática, ele revela que a prova tem um diferencial por apresentar exercícios e propostas diferentes de provas convencionais.

“Com certeza, farei a prova de novo! Acho que muitos alunos devem ter tido a mesma experiência que eu, pois a prova é muito divertida e se pode aprender muito com ela. Além disso, já que não é tão conteudista, alguns alunos podem ter perdido um pouco do medo de Matemática que é tão comum”, diz Artur.

Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram e aos medalhistas também!

Ouro

• Artur Bezerra Roriz de Arruda - Grade 10