Aprendizado Híbrido na Escola das Nações


A Escola das Nações iniciou nova etapa de serviços educacionais com o lançamento do Programa de Aprendizado Híbrido no campus da Educação Infantil em 28 de setembro. Continuaremos recebendo alunos em fases, de forma escalonada, seguindo diretrizes oficiais, medidas rigorosas de higiene e protocolos de saúde. Nesta segunda-feira, 5 de outubro, nossos primeiros grupos, “coorte”, de alunos do Ensino Fundamental 1 começam o retorno ao campus-sede. No dia 20 de outubro, daremos as boas-vindas aos primeiros grupos de “coorte” do Ensino Fundamental 2 e, no dia 26, aos do Ensino Médio.


Façamos uma recapitulação do que passamos juntos em tão pouco tempo. Durante os primeiros meses de 2020, soubemos de um novo vírus que afligia a Ásia. Como parecia estar caminhando para as Américas, começamos a estudar opções de programa de aprendizagem on-line. Tínhamos acabado de terminar a primeira das três versões do Manual de Aprendizado a Distância com diretrizes para nosso Programa quando, em 12 de março, as escolas foram fechadas. Estávamos prontos para oferecer um programa on-line no dia seguinte.


À medida que a pandemia avançava, tivemos que aprender e reaprender suas características. No início, as máscaras foram consideradas irrelevantes. Mais tarde, aprendemos que elas são essenciais. No início, parecia uma simples gripe. Posteriormente, apresentou um padrão persistente de disseminação mundial que só poderia ser controlado por meio de estratégias alinhadas à ciência epidemiológica. Isso nos forçou a nos isolarmos uns dos outros por meses e nos trouxe a novos patamares de colaboração e conexão on-line. Juntos, exploramos territórios desconhecidos e construímos novos cenários educacionais. Estamos em uma jornada que testa o âmago de nosso ser e caminhamos com garra, coragem e fortes laços de solidariedade.


Agora, conforme começamos a oferecer nosso Programa de Aprendizado Híbrido, opcional, vamos expandir a capacidade de fornecer dois programas para alunos em todos os níveis de ensino simultaneamente - Aprendizado a Distância on-line e Aprendizado Híbrido (uma mistura de aprendizado presencial no campus e ensino a distância em casa). O Aprendizado Híbrido é o segundo marco de mudança em oito meses. Juntos, estudantes, professores e pais experimentarão um novo e sem precedentes Programa de Aprendizado Híbrido. E nos preparamos para isso há meses.


A Escola investiu em instalações e equipamentos para garantir a segurança e a saúde dos alunos e funcionários, quando os campi fossem reabertos. Ampliamos o número de mesas e cadeiras no refeitório para garantir o distanciamento social, adquirimos câmeras para as salas de aula transmitirem as aulas nas fases de reabertura do Aprendizado a Distância e Híbrido. Outros investimentos foram compra de testes de Covid-19, termômetros digitais, equipamentos de proteção individual para alunos e funcionários e barreiras de acrílico instaladas nas mesas do refeitório para minimizar o risco de infecção. Também investimos em estações de álcool em gel para as mãos, tapetes higienizantes para calçados, maçanetas, adaptação para pias de banheiro, dispensers de álcool e papel-toalha, máscaras e protetores faciais, entre outros.


Os familiares têm sido apoiadores e colaboradores significativos em nossa mudança de forma de aprendizado, dando feedback profundo e valioso que nos ajuda a melhorar os processos on-line. Ao entrarmos na nova fase, pedimos que continuem a parceria e a colaboração muito apreciadas enquanto implementamos nosso sistema híbrido. Esse programa exigiu que fizéssemos modificações significativas no campus e que os professores projetassem métodos e abordagens para trabalhar simultaneamente com aproximadamente a metade dos alunos no campus e a outra metade a distância. Acreditamos que estamos preparados para encarar os desafios. No entanto, devemos ser realistas em nossas expectativas à medida que avançamos nesse novo formato de ensino.


Devemos, também, considerar a natureza de “maratona” desta pandemia. Vamos proceder em ritmo adequado como comunidade escolar para garantir nossa saúde mental, emocional e física, sem perder de vista a dedicação aos alunos e à construção de conhecimentos. Buscaremos a excelência em tudo o que fizermos, mas alguns resultados levam tempo, exigem ajustes e contínuo monitoramento. Estamos comprometidos, como sempre, com observações e feedbacks constantes.


Juntos, teremos êxito nesta jornada! Um brinde à Comunidade das Nações!


Lisa Perskie

Diretora Executiva

79 visualizações
  • LinkedIn - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter

Câmpus da Sede

SHIS QI 21 Área Especial Conjunto C1

Brasília, DF, Brasil | 71655-600

Telefones: +55 61 33661800

Câmpus da Educação Infantil

SMDB Conjunto 19 Chácara 02

Brasília, DF, Brasil | 71680-190

Telefones: +55 61 33662947