De 31 de agosto a 3 de setembro, membros da equipe pedagógica e administrativa da Nations participaram de um seminário de Cognitive Coaching oferecido pela renomada Thinking Collaborative. Esse evento foi um passo significativo para promover sistemas adaptativos e culturas colaborativas dentro da comunidade educacional.
A Thinking Collaborative, uma organização de consultoria sediada nos Estados Unidos, é dedicada a fornecer treinamento de ponta e serviços de consultoria para equipes e organizações. Sua missão gira em torno de equipar os participantes com ferramentas, conceitos e habilidades essenciais para estabelecer e manter sistemas que impulsionem o aumento do desempenho e da capacidade de recursos.
O seminário envolveu 36 membros - professores, diretores, coordenadores e diretores. Foram momentos de a comunidade participar da primeira fase dos Seminários de Cognitive Coaching: Foundation Training. Ao longo de quatro dias, eles mergulharam no Mapa de Conversa de Planejamento, no Mapa de Conversa Reflexiva e nas ferramentas essenciais de Cognitive Coaching. A segunda fase ocorrerá em janeiro, quando vão concluir o curso em quatro dias, aprimorando habilidades e explorando técnicas de resolução de problemas por meio do Mapa de Resolução de Problemas.
Durante o treinamento, os participantes obtiveram insights valiosos e aprimoraram uma série de competências.
Construção de confiança e relacionamento com colegas
Cultivo de uma identidade como mediador do pensamento
Utilização de estruturas de conversa para planejamento, reflexão e resolução de problemas
Aprimoramento da autonomia dos professores e do senso de comunidade
Desenvolvimento de níveis mais altos de eficácia, consciência, habilidade, flexibilidade e interdependência
Aplicação de funções de suporte como coaching, avaliação, consultoria e colaboração
Domínio de ferramentas de coaching como pausar, parafrasear e fazer perguntas
Discernimento entre várias formas de feedback
Alavancagem de dados para facilitar um discurso ponderado
O seminário foi conduzido por Doreen Miori-Merola, co-diretora da Thinking Collaborative - uma consultora renomada associada à M2 Coaching & Consulting. Refletindo sobre a importância do Cognitive Coaching, Doreen Miori-Merola disse:
"Quero que meus alunos experimentem, tentem, não tenham medo de não acertar de imediato. Se não tentarem usar algumas das ferramentas de coaching, perderão o momento. A prática leva à perfeição! Portanto, mesmo que não tenham uma sessão formal de coaching, eles precisam internalizar o que acredito serem boas ferramentas de comunicação e usá-las de forma a poderem dar 100% de atenção a alguém. Aprender a ouvir alguém e não apenas responder a pessoa".
Keith Ray, Coordenador do Ensino Fundamental 1 na Nations, compartilhou sua experiência após participar do seminário.
"Minha experiência ao participar do seminário foi extremamente positiva. Me proporcionou uma visão abrangente do modelo de coaching cognitivo e de suas aplicações práticas no ambiente escolar. Acredito firmemente que as práticas do Coaching Cognitivo serão altamente eficazes em minha vida profissional e nas operações do dia a dia na escola. Elas oferecem abordagem estruturada para fomentar a aprendizagem autodirigida e a prática reflexiva entre os educadores. Isso se alinha ao meu foco em supervisão de professores, avaliações de desempenho e crescimento profissional. Espero que a segunda fase seja uma experiência transformadora que aprofunde minha expertise e amplie aplicações em diversos aspectos da liderança educacional."
O Cognitive Coaching é uma abordagem baseada em pesquisa que se concentra em nutrir a aprendizagem autodirigida e as práticas reflexivas dos professores. Ao investir nessas oportunidades de desenvolvimento, a Nations tem como objetivos fortalecer o compromisso com a melhoria contínua e elevar a qualidade da educação oferecida aos alunos.
A jornada colaborativa com a Thinking Collaborative por meio do seminário iniciou nova era de crescimento, capacitação e aprendizado na comunidade educacional da Nations. Com as ferramentas e insights obtidos dessa experiência transformadora, os educadores estão preparados para causar impactos duradouros na vida de seus alunos, preparando o futuro por meio de instrução e mentorias excepcionais.
Comments