Capacitação Profissional: Programa de Mestrado do SUNY

Trinta e um funcionários da Escola das Nações estão participando do programa de Mestrado em Estudos Multidisciplinares oferecido pela Universidade Estadual de Nova York, Buffalo (SUNY). O programa consiste em dez cursos ministrados em nossa Escola ou por meio de abordagem combinada de aulas presenciais e a distância.

Entre 21 a 27 de outubro, os participantes concluíram o quinto curso - Design e Avaliação Instrucional - sob orientação da Dra. Joyce Stallworth - marcando o meio do caminho para obtenção do título de Mestre.

Os participantes analisaram processos de feedback e escuta e melhores maneiras de os alunos aprenderem e aplicarem novas informações. O curso se concentrou em elaboração de instruções voltadas ao alcance de resultados específicos de aprendizagem e ao uso de modelos sistemáticos para facilitar planejamento, desenvolvimento, revisão e avaliação do ensino.

Além disso, professores e colaboradores disseram que o curso ofereceu maneiras práticas de avaliar os alunos, ensinou-lhes novas formas de analisar e criticar os processos de avaliação e feedback, e lhes ofereceu espaço de prática para planejamento de aulas, mantendo o feedback e a avaliação em mente.

“Para mim, o destaque do curso foi ver o quão importante o feedback positivo tem no desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos alunos e o impacto que isso provoca neles. Quando um aluno participa de um projeto de aula, é importante que os professores apresentem críticas construtivas”, acrescenta Ana Paula Serejo, professora de Português do Grade 2.

Impacto no ensino e na aprendizagem dos alunos

Os professores compartilharam suas melhores práticas com os colegas e implementaram o que aprenderam nas salas de aula. Melhorar as estratégias de ensino dos docentes e fornecer feedback eficaz aos alunos ajuda a promover aprendizado e instrução de qualidade.

O programa da SUNY

SUNY tem experiência comprovada em programas educacionais de qualidade para escolas internacionais em todo o mundo. A universidade oferece vasta gama de cursos em educação e liderança educacional. Em consulta com a SUNY, projetamos e personalizamos esse programa para atender às necessidades de alunos e professores da Escola.

O programa começou em outubro de 2018 com funcionários da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio.

Ao longo de quatro anos, os participantes farão dez cursos, sendo cinco já concluídos - três durante o ano letivo de 2018-19 e mais dois no primeiro semestre de 2019-20.