top of page

Celebrando o Dia Mundial do Folclore: Uma Semana de Tradição e Cultura na Escola das Nações

Atualizado: 25 de ago. de 2023


O folclore faz parte da alma de uma nação. Abrange histórias, tradições e valores que moldaram e enriqueceram a cultura de um povo ao longo de séculos. Reconhecendo a importância desse legado cultural, a Escola das Nações celebrou o Dia Mundial do Folclore ao longo de uma empolgante semana - de 21 a 25 de agosto. Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 se envolveram em uma série de atividades comemorando a data.


Uma Celebração Multicultural

Na Educação Infantil, as crianças mergulharam nas maravilhas do folclore brasileiro por meio de atividades emocionantes - sessões de storytelling, em que contos e lendas ganharam vida diante dos olhos curiosos dos pequenos. Além disso, jogos folclóricos e rodas de ciranda trouxeram à tona a alegria e a riqueza das tradições populares.


No Ensino Fundamental 1, os alunos comemoraram o Dia do Folclore de forma mais profunda e contextualizada na área de Português e Inglês. Fizeram atividades que os aproximaram de histórias e lendas do folclore brasileiro e reforçaram habilidades linguísticas; jogos folclóricos e sessões de storytelling fizeram parte da celebração.


Aprendizado Além das Fronteiras

A Escola das Nações proporciona um ambiente de aprendizado que transcende barreiras culturais. As aulas de Portuguese Language Learning (PLL) são parte vital desse esforço. Ministradas por professoras de Português aos estudantes dos Grades de 2 a 5, as aulas têm como objetivo, além de ensinar a língua, explorar a história e a cultura brasileiras. Durante a Semana do Folclore, os alunos estrangeiros participaram de atividades e brincadeiras destinadas a aprofundar conhecimentos sobre o folclore brasileiro. Além disso, tiveram oportunidade de mostrar lendas e aspectos culturais do país de origem por meio de atividades como trava-línguas, contação de histórias e pesquisas.


Dia do Folclore: De onde surgiu?


O Dia Mundial do Folclore, comemorado anualmente em 22 de agosto, tem uma história por trás. Nesse dia, em 1946, o termo "folklore" foi cunhado pelo escritor inglês William John Thoms. A data visa preservar o rico acervo de tradições que compõem o folclore global e incentivar estudos contínuos nessa área. No Brasil, a data foi oficializada em 17 de agosto de 1965, reconhecendo a importância das tradições culturais enraizadas em nossa sociedade.




26 visualizações

Comments


bottom of page