top of page

Conferência MUNations: Promovendo a Diplomacia e o Desenvolvimento de Competências


De 25 a 27 de maio, a Escola das Nações sediou a Conferência MUNations. Esse evento notável, organizado pelo Clube MUN da escola, reuniu alunos do Middle ao High School de várias instituições para simular a Conferência das Nações Unidas. Ao longo de três dias, esses jovens diplomatas representaram países de todo o mundo, participando de intensas discussões e negociações com objetivo de tratar de questões globais urgentes. O MUNations, uma iniciativa liderada por estudantes, demonstrou a paixão por assuntos internacionais e compromisso com a promoção de relações diplomática. Foi liderada por um grupo de alunos que atuaram como mesários, garantindo a execução do evento. Damos destaque ao estudantes Valentina Soliani, Liam Sassay, Sarah Pizzirani, Miguel Damásio e Lucas Munhoz pela liderança e dedicação. Cada um desses estudantes representou um comitê específico que tratou de uma situação global urgente. Com experiência e comprometimento, eles orientaram e facilitaram as discussões, garantindo que todos os participantes tivessem experiências enriquecedoras.

Sarah Pizzirani e Liam Sassay, ambos do Grade 11, compartilharam depoimentos sobre o evento.

De acordo com Sarah, presidente do Clube MUN, "Foi uma das experiências mais legais e enriquecedoras da minha vida! Não só porque as pessoas com quem eu estava trabalhando eram minhas amigas, mas também porque pude ver a dedicação de cada uma delas. Foi mais uma prova de que é preciso acreditar quando se quer algo, não importa quão grande ou pequeno seja o desafio, ainda mais quando se têm pessoas ao seu lado que querem ver você crescer."

"A simulação é para jovens que querem ter voz no cenário diplomático internacional. Organizar o evento me fez reconhecer que muitos desses jovens têm potencial para mudar o rumo do mundo. No evento, eu pude ver meu potencial!" Liam acrescentou: "Foi uma experiência extraordinária! Ter a oportunidade de organizar o evento me fez perceber como cada etapa, desde a organização até os debates finais, é essencial. Tive um ponto de vista diferente de quando participei apenas como delegado. Participar do evento sempre me permite desenvolver outras habilidades e aprimorar as que já tenho." O MUNations não só proporcionou uma plataforma para que os alunos aprofundassem sua compreensão das questões globais, como também auxiliou no desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas. Durante toda a conferência, os participantes aprimoraram habilidades de argumentação, comunicação e oratória. Alunos do Colégio Militar de Brasília, do Colégio Serios e do Colégio Everest estiveram presentes no MUNations, tornando-o um evento verdadeiramente inclusivo e colaborativo. Aproximadamente 100 estudantes participaram ativamente das simulações, demonstrando conhecimentos e habilidades diplomáticas. O sucesso do MUNations é um testemunho do compromisso da Escola das Nações com a formação de indivíduos bem-preparados, com habilidades e conhecimentos para prosperar na comunidade global. Ao fornecer uma plataforma para que jovens diplomatas se envolvam em discussões e negociações animadas, a conferência promoveu uma compreensão mais profunda das questões globais e, ao mesmo tempo, capacitou os alunos a se tornarem comunicadores e líderes eficazes no futuro.


37 visualizações
bottom of page