top of page

Dia das Artes na Nations: Uma celebração da criatividade

Atualizado: 29 de mar. de 2023

Com mais de 15 atividades, a comunidade escolar aproveitou uma manhã de novas experiências


No sábado, 25 de março, festejamos o Dia das Artes! O objetivo de mostrar talentos e celebrar a arte e a cultura uniu cerca de 970 membros da comunidade escolar, entre estudantes, suas famílias e funcionários, que participaram de diversas propostas pedagógicas oferecidas pela escola.

As atividades iniciaram com a apresentação da equipe de líderes da torcida da Nations. Em seguida, o Nations Stage foi aberto por música ao piano com a aluna do Grade 2, Marina Boros. Entre outras atrações, houve a leitura de um poema pela aluna Isabel Azeredo, Grade 10.

O evento contou, também, com workshops da ceramicista Martha Ruffoni. A artista é deficiente visual e desenvolve diversos trabalhos com o tato. Os membros da comunidade escolar participaram da oficina conduzida por ela e aprenderam técnicas para o manuseio de cerâmica.

Para a aluna Valentina Freitas, Grade 10, a nova experiência com o material foi um momento de muito divertimento.


“Foi muito legal! É interessante, e você acaba esquecendo de tudo e se concentrando só no que está fazendo. Martha me mostrou peças que ela já tinha feito e achei tudo muito lindo. Adorei a experiência, principalmente como todo mundo estava interagindo pra conseguir fazer os objetos de cerâmica e, por conta disso, todos ficaram bons. Tinha gente mais nova que eu, mais velha, e estava todo mundo aproveitando. Foi ótimo”.

O evento contou, ainda, com a apresentação da banda marcial da Nations e diversos workshops como Stencil, Instrumentos Musicais Reciclados, Pintura Mágica, Pintura de Obras Famosas, Tye Dye e Dança. Na oficina promovida por Zé do Circo, a comunidade participou de atividades circenses como slackline, bola de equilíbrio, tecido acrobático, malabarismo e diversas outras.

Os artistas de graffiti Toys e Omik pintaram, ao vivo, uma das paredes da escola. Alunos, familiares e funcionários foram convidados para participar do processo de pintura. A arte escolhida faz referências a pontos turísticos de Brasília, como a Ponte JK e o Museu Nacional.

Durante a celebração, estudantes, representantes da Nations Girl Up e artistas locais exibiram e venderam suas obras. A comunidade EdN teve oportunidade de apreciar a "Exposição de Animação Stop Motion”. Conversaram com o animador do curta brasileiro "Pi-Oinc" e aprenderam um pouco sobre realização e produção de bastidores do filme.

A apresentação da banda Maria Vai Casoutras foi um dos pontos altos do evento. As integrantes do grupo cantaram musicas tradicionais da cultura brasileira e chamaram a plateia para dançar e cantar.

Pré-Dia das Artes

Apesar de a celebração ter ocorrido no dia 25, a imersão da comunidade da Nations começou bem antes.Alunos conheceram histórias e trabalhos de diversos artistas como Milton Costa, Daniel Senise, Marepe, Raul Mourão, Leda Catunda, José Damasceno, Dudi Maia Rosa, Jac Leirner, Raul Mourão, Van Gogh, Frida Khalo e Alfredo Volpi e usaram as obras como inspiração para criar eco bags, quadros e outras expressões artísticas.

Os funcionários participaram, na quinta-feira, 23, de uma oficina de cerâmica oferecida pela escola. Para a assistente de Recursos Humanos, Camila Paz, o evento foi marcante.

“Me diverti muito. Da forma que aconteceu, foi maravilhoso. Não atrapalhou minha rotina no dia, ajudou muito, e adoraria participar de outras iniciativas assim”, comentou.

A comunidade escolar interagiu com diversas linguagens artísticas e as usou para criar produções individuais e coletivas repletas de significados de maneira crítica e criativa, entendendo cada vez mais a importância de respeitar a diversidade, a identidade e a cultura.


Para ter acesso às fotos do evento, acesse o Nations App, clique em documentos, e você encontrará os álbuns de fotos "Eventos Nations"



32 visualizações

Comments


bottom of page