top of page

Dia do Serviço promove doações, oficinas, iniciativas dos estudantes e saídas de campo

Alunos, professores e funcionários desempenharam atos de serviço oferecidos pela Escola das Nações

Em 22 de fevereiro, promovemos o Dia do Serviço. Instituído pelo departamento de Educação Moral e Cidadania Global, esse dia é voltado ao serviço à humanidade e à prática do voluntariado. Alunos, pais e funcionários participaram de oficinas, saídas de campo, círculos de leitura, atividades educativas com crianças de outras instituições de ensino. Tivemos troca de uniformes, doação de materiais escolares entre outras ações.

Nesse dia especial, o propósito é construir laços, promover conexões significativas e refletir sobre como os membros da comunidade da Escola das Nações podem promover o bem-estar de todos. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os estudantes perceberam a importância da empatia e do serviço à comunidade.

Para os pequenos do Maternal 2 ao Grade 1, foram oferecidas oficinas de bijuteria, bolhas de sabão e artes. Junto com familiares, eles tiveram, também, uma oficina de dança e uma oficina para plantar sementes. Os estudantes do Ensino Fundamental 1 se divertiram e construíram aprendizados. Algumas das atividades de que participaram foram Círculos de Leitura, Lanche Comunitário, Jogos Cooperativos, Horta Mandala, Buddy Bench e Aulas de Dança. Os pais se envolveram em oficinas como “Workshop para famílias com crianças canhotas” e “Oficina de primeiros socorros. Houve rodas de conversa com palestrantes especialistas - um dos temas abordados foi “Influência da tecnologia na segurança, na criatividade e no desenvolvimento das crianças”.


Alunos do Ensino Fundamental 2, Grade 7, prepararam uma sessão de cinema com objetivo de arrecadar fundos para uma instituição que atende a pessoas com deficiência. Com a mesma finalidade, venderam bolos. Um grupo de alunos do Grade 6 também teve como foco a venda de alimentos para arrecadação de fundos para doação. Alunas do Grade 8 participaram da revitalização do mural do segmento, tendo como inspiração o tema da campanha anual de 2022-23 -

Equidade leva à Justiça.

No Ensino Médio, houve venda de alimentos visando à doação. Os projetos “Seed the Future”, “Take, Care and Share”, “Modify Bags” e “Learning for fun” , iniciativas dos alunos, enriqueceram o dia.

Parceira com a Comunidade Bahá'í na Estrutural

Como foco de alguns dos projetos, o departamento de Educação Moral e Cidadania Global faz parcerias com outras instituições de ensino. Neste ano, estudantes e professores trabalharam em conjunto com a Comunidade Bahá’i na Estrutural, instituição que oferece aulas de educação espiritual e grupos de empoderamento espiritual.

Crianças e pré-jovens participaram de oficina de teatro, oficina de maquiagem e rodas de leitura. A instituição também recebeu as doações feitas pelos membros da nossa comunidade.



Doações

As doações fazem parte do Dia do Serviço. Estimulamos os membros da comunidade da Escola das Nações a trazer produtos que não são mais utilizados em casa. Na edição de 2022-23 do Dia do Serviço, contamos com alguns de nossos projetos mais frequentes. Pais e colaboradores da escola realizaram o “Troca-troca de uniformes”, a venda de livros, a venda de produtos produzidos pela Fábrica Escola - por exemplo, o detergente - e doação de brinquedos, materiais escolares e produtos de higiene pessoal.

Saídas de Campo

As iniciativas “Colorindo Brasília” e “Colete lixo com amigos”, projetos de alunos e professores do Ensino Médio, levaram a saídas de campo. O “Colorindo Brasília” é um projeto com objetivo de estimular ações de intervenção urbana. No dia do evento, algumas alunas pintaram um ponto de ônibus da cidade. O “Colete lixo com amigos” consiste na coleta de lixo em diversos pontos de Brasília. Depois de coleta, materiais e produtos são descartados da maneira correta.

36 visualizações

Comments


bottom of page