top of page

Discurso de Formatura de Ms. Lisa Perskie para a Classe de 2022


Graduandos da Escola das Nações,


Nesta noite, partilhamos um momento decisivo. Vocês estão completando um ciclo de educação ao atravessar a ponte para se tornarem jovens adultos envolvidos em decisões e escolhas definidoras da vida, e eu estou me aposentando do cargo de longo período - de Diretora Executiva. Juntos, deixaremos esta querida Escola que tem sido um segundo lar para nós durante tantos anos.


Quando aqui cheguei, em 2004, muitos de vocês estavam vindo a este mundo. Foi no ano em que nasceu Isabela, filha da nossa professora Amélia. Lembro-me de visitar vocês quando estavam no berçário - quando tinham pernas minúsculas, carinhas redondas e exploravam a chácara à procura de plantas e insetos. Vocês mostravam tantas surpresas em suas mãos gordinhas! Uma vez, eu pulei quando um de vocês me deu uma lagarta. Como evoluíram rápido!


Agora, carregam na cabeça um mundo de ideias e sistemas criativos de pensamento. Podem escolher as oportunidades que correspondem aos seus ideais. Estão equipados e prontos para entrar na arena da sociedade mundial.


Saem de um ambiente de aprendizagem em que cuidamos de nós mesmos como um membro da família, um ambiente que os ajudou a se preparar ao longo dos anos para desenvolver a autonomia e as capacidades necessárias para concretizar seus propósitos e seguir os caminhos na vida. Vocês têm bases fortes para a maturidade que vão precisar ao enfrentar o mundo fora destas portas. Estamos confiantes de que serão pessoas notáveis.


A turma de 2022 vai deixar um legado inesquecível. Vocês não apenas viveram a pandemia durante os anos de Ensino Médio; vocês foram testados ao longo de meses de crise. Aprenderam a superar adversidades com graça.


Essas dificuldades não os atrasaram! O nosso tema anual para o ano letivo foi "esperança". Aprenderam a transformar a esperança de um desejo passivo à realidade dinâmica.


Fico impressionada com suas manifestações de liderança intelectual e moral - os projetos de serviço que desenvolveram, as realizações acadêmicas, incluindo aprovações em algumas das universidades e programas mais competitivos do mundo, e o espírito de camaradagem genuína que mostram uns com os outros. A dança que apresentaram no Festival das Nações celebrou os incríveis talentos e os triunfos que conseguiram.


No entanto, seguir em frente é agridoce. Estão completando um ciclo fantástico na vida e partindo com entusiasmo, mas, talvez, com uma pequena dose de ansiedade. Partilhamos um desafio comum à medida que enfrentamos mudanças momentâneas e futuro não mapeado. Sentimos um puxão no coração. O puxão é tudo o que a Escola das Nações nos deu e tudo o que lhes oferecemos. O vínculo é para sempre e como uma forte corda elástica que vai nos trazer de volta à memória, se não pessoalmente, de tempos em tempos. É um laço que, ao mesmo tempo, tanto nos assegura como nos liberta.

Seus pais escolheram a Escola das Nações pela missão que ela assumiu, e eu vim aqui pela honra de servir com uma visão que abraço apaixonadamente. Ouviram muitas vezes que a Escola das Nações educa os estudantes para serem cidadãos do mundo com base em padrões de excelência acadêmica, bilíngue e ética e no desenvolvimento das capacidades dos estudantes para conhecer a humanidade amá-la e servir a ela. Essa missão não termina agora. Vocês serão para sempre embaixadores dos valores das Nações. Não é apenas a missão da nossa Escola; é a sua missão de vida!


A missão de nos transformarmos e contribuirmos para a melhoria da sociedade por meio do amor, do conhecimento e do serviço ao próximo deve continuar. Essa é uma proposta vantajosa para todos - jovens e idosos. Esses valores fundamentais são as chaves para uma vida feliz, com objetivos e bem-sucedida.


Que outra escola fala de amor na sua missão? A nossa fala. Os nossos alicerces são construídos sobre o amor. O amor cria, transforma e regenera os seres humanos. E conhecemos a sua fonte poderosa, a sua fonte eterna. O amor vem do criador do universo, o eterno, o sempre presente. Podemos sempre encontrar o nosso caminho para a única ligação profunda e verdadeira, imediatamente disponível e, em última análise, poderosa - o amor de Deus. O seu perdão e a sua misericórdia estão sempre lá, presentes. Podemos encontrá-lo no silêncio do nosso coração. A sua orientação edificante chega até nós por meio da oração e da meditação.


Não vou me deter nas muitas definições de conhecimento. Vocês tiveram professores de alta qualidade que facilitaram sua aprendizagem de muitas formas - diferentes e criativas. Sabem o que vale a pena aprender e por quê. Quando o amor e o conhecimento estão ligados, eles formam um superpoder. Quando nos tornamos capacitados e capazes com amor e conhecimento, nossa próxima grande questão é como direcionar essas forças e investir sabiamente nossas energias espirituais e mentais. E acreditamos que a resposta esteja a serviço do nosso semelhante - nossa família humana. O egoísmo e o materialismo excessivo esgotam os efeitos do poder do amor e do conhecimento. O egoísmo e o materialismo agem como kryptonita. Eles os drenam, fazendo-os perder a força que os tornam agentes de mudança positiva.


Criamos felicidade interior, bem-estar exterior e paz quando unimos amor, conhecimento e serviço. Vocês sabem disso, quando veem e experimentam, porque criaram os encontros, os ambientes de aprendizagem e os eventos em que crescemos e fazemos acontecer coisas maravilhosas. Sentiram em suas veias os poderes transformadores do amor, do conhecimento e do serviço tecidos em nossos festivais. Também observaram, em momentos mais calmos, quando um amigo ou professor chegou até vocês com palavras sábias e reconfortantes. Viram como os ex-alunos deixaram a Escola e se destacam em universidades, carreiras e na sociedade. Os estudantes das Nações fazem a diferença aonde quer que vão.


Mantenham nossa missão ardendo em seu coração e mantenham contato. Sejam confiantes!


Segurem a minha mão, e eu seguro as suas enquanto saltamos juntos para o futuro!

Atenciosamente,


Lisa Perskie Diretora Executiva Escola das Nações


2.622 visualizações
bottom of page