top of page

Escola das Nações promove atividades sobre Setembro Amarelo

Com palestras e práticas de conscientização, a comunidade EdN aprendeu mais sobre apreciação da vida e valor a ela

Em setembro, mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, a Escola das Nações promoveu várias ações para conscientizar alunos, famílias e funcionários sobre a importância da causa. De cartazes nos corredores a palestras sobre valorização da vida, o objetivo foi ensinar à comunidade práticas e valores que geram atos de gentileza, compaixão e cuidados com a saúde mental. Em 2022-23, o tema que inspira as ações institucionais - “Equity Leads To Justice” - ajudou a oferecer atividades sobre respeito, empatia e equidade.

Trabalhando com um currículo voltado à educação socioemocional desde os primeiros anos de aprendizagem, a equipe de orientação educacional implementou atividades em ambos os campi de acordo com orientações de órgãos internacionais de saúde e em colaboração com profissionais de Psicologia e Pedagogia.

De acordo com Márcia Guedes, orientadora educacional do High School, as pautas relacionadas ao Setembro Amarelo sempre foram importantes, mas, muitas vezes, são deixadas de lado. Para ela, é essencial garantir que os estudantes desenvolvam equilíbrio socioemocional, pois ele impacta tanto a vida pessoal quanto a vida acadêmica.

"É importante parar um pouquinho e olhar ao redor. Depois da pandemia, de um longo período de isolamento, temos visto as consequências, em especial, nos jovens. Problemas relacionados a aspectos socioemocionais podem levar a atos que colocam em risco o bem-estar. Então precisamos ter conhecimentos a respeito e abrir espaço para discussões.”

Educação Infantil

Para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, professores e orientadores promoveram atividades em sala de aula que destacaram a importância das três regras de ouro e como elas inspiram a gratidão, o respeito, o cuidado consigo e com o próximo.


Ensino Fundamental 2 e Médio

Para os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Médio, a escola organizou rodas de conversa na semana de 12 a 15 de setembro. Do Grade 6 ao 12, os alunos conversaram com Eduardo Torres, profissional da Hazelden Betty Ford Foundation - Prevention Solutions, sobre prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e tomadas responsáveis de decisão.


Famílias e Funcionários

Para famílias e funcionários, foram oferecidas palestras sobre apreciação e valorização da vida. Os membros da comunidade tiveram oportunidade de conversar e ser orientados sobre aspectos relacionados a cuidados com a saúde mental.

No dia 14 de setembro, o profissional Eduardo Torres ofereceu a palestra “Valorização da vida: prevenção ao uso de drogas” aos pais de alunos de todos os segmentos. No dia 29 de setembro, a psicóloga Hilana Paz Trindade, membro da comunidade Bahá'í que trabalhou na escola como orientadora educacional da Educação Infantil, ofereceu uma palestra educativa on-line sobre cuidados e dicas importantes para lidar com aspectos referentes à preservação da mente saudável e emoções de crianças e jovens.

108 visualizações

Comments


bottom of page