top of page

Escola das Nações retorna à Jornada de Estudos Brasileiros

Imersão e Networking: uma jornada de três dias para nossos profissionais do Departamento de Português 


Em 2024, a Escola das Nações destacou-se novamente ao participar da 13ª edição da Jornada de Estudos Brasileiros, um evento que, este ano, se debruçou sobre "Os desafios da educação na atualidade e a ressignificação do processo de ensino-aprendizagem". Representando a instituição, cinco integrantes do Departamento de Português marcaram presença.


Sediado na Escola Americana de Recife, de 22 a 24 de fevereiro, o encontro teve como missão facilitar o intercâmbio de práticas educacionais bem-sucedidas, confrontar desafios e promover um diálogo reflexivo sobre o panorama educacional atual. Neste ano, a conferência reuniu mais de 100 especialistas de 13 prestigiadas escolas americanas e internacionais do Brasil. Enriquecendo a programação, o evento ofereceu três palestras inspiradoras e mais de 30 workshops interativos, desdobrando-se ao longo dos três dias.


Nossa professora de Português do Ensino Fundamental 1, Ms. Fernanda Gonçalves, liderou o workshop "Metodologias Ativas e Engajamento" no evento. Ela destacou:


"O tema da jornada focou na ressignificação do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, explorei metodologias ativas, integrando tecnologia às práticas em sala de aula, para potencializar o engajamento dos estudantes. O workshop se concentrou na minha experiência como professora do Grade 5, promovendo um espaço para compartilhar e discutir ferramentas e estratégias educacionais."

Sobre a importância do desenvolvimento profissional, Ms. Fernanda enfatizou a oportunidade única de networking e troca de experiências com profissionais de outras instituições internacionais: "Foi minha primeira vez na Jornada de Estudos Brasileiros, e eu adorei a experiência! Foi extremamente enriquecedor encontrar pessoas de escolas internacionais e perceber que, apesar das distâncias, nossas realidades são muito semelhantes como instituições internacionais no Brasil, especialmente no Departamento de Português."


Na Escola das Nações, o desenvolvimento profissional da nossa equipe é prioridade. Queremos mais do que apenas capacitar nossos professores; nosso foco está em criar mudanças reais nas salas de aula que beneficiem diretamente os alunos.

31 visualizações

Comments


bottom of page