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Estudante da Escola das Nações conquista primeiro lugar na categoria “Interactive Game Design Challe

Na competição, Annabella Lecaro, aluna do Grade 11, teve de desenvolver etapas de um jogo virtual interativo

No segundo semestre de 2022, a Full Sail University, universidade dos Estados Unidos, realizou o Tech Fest Virtual Edition, festival online com foco em inovação tecnológica no espaço educativo e preparação de jovens talentos para as indústrias tecnológicas do presente e do futuro. Dividido em categorias voltadas para tecnologia aplicada ao campo de jogos virtuais e redes sociais, o concurso ofereceu três desafios, sendo eles, desenho de personagens 3D, design de app e design de jogos interativos.


Os desafios puderam ser escolhidos pelos participantes e tiveram um período de desenvolvimento de, em média, 3 meses. Além das categorias, instrutores de bacharelado e mestrado da Full Sail University ofereceram webnars ao alunos inscritos sobre assuntos relacionados á tecnologia, produção de jogos, e-sports e redes sociais. A cerimônia de premiação final foi realizada de maneira virtual, no dia 22 de outubro.


A representante vencedora da Escola das Nações, Annabella Lecaro, aluna do Grade 11, conquistou o primeiro lugar na categoria “Interactive Game Design Challenge”, com seu jogo “No Hay Soledad”. No desafio, o objetivo era desenvolver um jogo interativo e a sua narrativa. Nos requisitos, estavam inclusas imagens gráficas, possibilidades de escolha para o usuário, implementação de linguagem de programação JavaScripit e pelo menos três finais alternativos para a narrativa.


No início, a aluna comentou que pensou em criar um jogo de terror, mas que, ao longo de sua trajetória, optou por uma história de suspense e mistério. O jogo é para jogadores únicos. Nele, o usuário deve encontrar o seu parceiro que desapareceu dentro de uma casa. De acordo com a estudante, um dos objetivos da história era colocar mensagens secretas ao longo da partida. Para isso, Annabella utilizou conceitos do simbolismo, importante movimento literário do final do século XIX.


Annabella revela que passou semanas pensando em como tornar o seu jogo interessante e interativo. Inicialmente, seu jogo foi feito para a aula de Creative Carriers da Escola. Assim que descobriu sobre o concurso, se interessou, e decidiu acrescentar detalhes finais à sua narrativa para poder se inscrever. Segundo ela, a colocação de primeiro lugar foi uma surpresa.

“Honestamente, eu não estava esperando! Na premiação online, lembro de procurar meu nome na lista de menções honrosas. Quando eu ia desligar o computador, ouvi a apresentadora comentar do jogo que ganhou e percebi que era o meu. Foi uma surpresa!”

Além do cetificado de primeiro lugar, Annabella ganhou uma cadeira gamer como prêmio. Para ela, a carreira do design e da criatividade se mantém no horizonte. “Minha vida toda eu quis trabalhar com arte e foi recentemente que comecei a pesquisar sobre design de jogos. Gosto da área por que posso trabalhar com storytelling e criação de personagens.”


Para a professora de arte do High School, Diana Bracarense, a participação de Annabella foi gratificante. “É muito gratificante ver o reconhecimento externo, dos trabalhos incríveis que nossos alunos estão fazendo aqui na escola. Inpirá-los a produzirem para mim é meu papel como arte-educadora. Mostrar a eles possibilidades e concursos do mundo real gera um desafio onde eles conseguem aplicar o que estamos vendo em sala e aprimorar as suas técnicas”


O jogo “No Hay Soledad” está disponível na Twine, ferramenta online em que o jogo foi desenvolvido. Para jogá-lo, é necessário ter acesso à Twine, fazer o download do link, e, por fim, importá-lo na plataforma Twine.


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