top of page

Estudantes do High School participam de simulação de conferência da Organização das Nações Unidas

A BSBMUN contou com a participação de alunos da Escola das Nações e de outras escolas de Brasília. De doze premiações, cinco foram conquistadas por estudantes da EdN

De 18 a 20 de novembro, os alunos do High School participaram do BSBMUN, simulação de conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio de gabinetes de delegados, estudantes do Grade 9 ao 12 debateram assuntos relacionados a conflitos sociais e políticos entre países. No total, 17 alunos participaram e se dividiram em quatro gabinetes. Assim, cada gabinete contou com a participação de pelo menos quatro alunos da Escola das Nações. Eles debateram assuntos como a ocupação da baía de Guantánamo pelo Estados Unidos, a militarização da fronteira da Armênia com o Arzebaijão, entre outros.

Além da incrível participação, cinco de nossos estudantes conquistaram prêmios. Liam Medeiros e Miguel Damásio, ambos do Grade 11, ganharam o prêmio “Melhor Delegado”. Valentina Soliani e Lucas Munhoz, no Grade 10, receberam a nomeação de “Melhor Orador”. Por fim, Ana Luz Martins, também do Grade 10, recebeu menção honrosa.

Os alunos participantes da conferência fazem parte do MUN Club, um clube extracurricular oferecido pela escola em que os estudantes aprendem sobre procedimentos de participação, escrevem discursos de abertura, elaboram artigos de posicionamento e muito mais. O envolvimento na conferência visa a que desenvolvam habilidades de pesquisa e argumentação. No entanto, também há o desenvolvimento de soft skills, como negociação, habilidade de falar em público, trabalho em equipe e estímulo à inteligência emocional.

Tiago Andrade, aluno do Grade 11, tornou-se membro do MUN Club recentemente. A conferência BSBMUN foi sua primeira. Em suas palavras - uma experiência positiva e enriquecedora. “Foi um desafio! Eu estava com medo por ter que discutir um problema sério e argumentar sobre ele, mas não só me diverti muito como aprendi coisas novas sobre os assuntos apresentados e aprendi a lidar com situações a que não estava acostumado. Depois dessa conferência, eu não estava planejando participar de outras, mas percebi como é legal, e com certeza quero participar de novo!”

Miguel Damásio, também estudante do Grade 11, foi quem convenceu Tiago a participar da cerimônia. Ambos participaram do Gabinete Histórico. Integrante do MUN Club, Miguel já tem experiência em atuar como delegado. A BSBMUN foi sua primeira conferência fora da Escola das Nações. Segundo ele, uma experiência diferente e divertida, em que pôde ver integração entre os alunos EdN e de Escolas do DF. Na conferência, Miguel conquistou o prêmio “Melhor Delegado”.

“Ganhar este prêmio me marcou muito! Estava nervoso por participar da primeira conferência fora da escola e não achei que fosse conseguir, então foi uma surpresa incrível. Gosto de fazer parte do clube, pois desenvolvo habilidades que não vemos todos os dias. Então, com certeza, é um diferencial para o currículo. Ao participar, melhoramos redação, linguagem, oratória em público, proatividade, dicção e vocabulário, além de todo conhecimento que carregamos. Vale a pena participar.”




30 visualizações

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page