top of page

Estudantes do Middle School desenvolvem projeto sobre renomados escritores brasileiros

Cecília Meireles, Vinicius de Morais e Carlos Drummond de Andrade foram os escritores escolhidos pela equipe de Português para estudo dos alunos dos Grades 6 a 8. Resultados do projeto serão apresentados na Feira do Livro de 2023


Neste ano letivo, a equipe de professoras de Português do Middle School implantou um projeto com os alunos dos Grades 6 a 8. Com o objetivo de fomentar conhecimentos e interesse em relação à literatura brasileira, os estudantes estão desenvolvendo atividades para explorar obras de três figuras renomadas da literatura - Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade.

As turmas do Grade 6 estão fazendo imersão na obra de Cecília Meireles. Com orientação da professora Fabíola Freitas, conheceram a biografia da escritora - origem, história de vida e trajetória. Em seguida, estão se aprofundando no estudo das principais obras e características da sua arte. No próximo semestre, à medida que forem se familiarizando com a obra, vão ampliando conhecimentos, apropriando-se da linguagem lírica e subjetiva e se inspirando para textos autorais.

Os estudantes do Grade 7 estão conhecendo o mundo da arte de Vinícius de Moraes. Orientados pela professora Raquel Campelo, iniciaram os trabalhos com leitura da biografia e da trajetória do autor. Vão, aos poucos, percebendo o impacto dele na cultura brasileira. Segundo Ms. Raquel, as metas para o próximo semestre são incentivar os alunos a se aprofundar na obra do artista, valorizar suas características e fazer as próprias produções com inspiração nas leituras.

Os alunos do Grade 8 embarcaram em estudos sobre Carlos Drummond de Andrade. Sob orientação da professora Isabelle de Jesus, eles iniciaram as atividades, também, com leitura da biografia e trajetória do autor, um dos representantes mais significativos da literatura brasileira contemporânea. Pouco a pouco, vão relacionando a obra desse grande autor à arte do Modernismo brasileiro. A professora revelou que iniciou o projeto mostrando aos alunos o grande impacto de Carlos Drummond de Andrade na cultura artística literária do Brasil.

A comunidade da Escola das Nações conhecerá um pouco dos trabalhos dos alunos na Feira do Livro 2022-23, que acontecerá em maio. E perceberá como o estudo da língua pode se relacionar harmoniosamente com a arte!

64 visualizações

Comments


bottom of page