top of page

Feliz Dia Internacional do Aprendizado Socioemocional

Escola das Nações promove iniciativas para enfatizar a importância da empatia, da gentileza e do respeito com o próximo.

No dia 10 de março, celebramos o poder do aprendizado social e emocional na construção de comunidades mais fortes e na educação de indivíduos empáticos e compassivos. A missão de nossa escola é educar os alunos para serem cidadãos do mundo que conhecem, amam e servem a humanidade. E isso se faz melhor por meio do estímulo de fortes habilidades sociais e emocionais. Nas últimas semanas, o departamento de aconselhamento tem focado temas relacionados ao desenvolvimento socioemocional - amizade, bondade, empatia, prevenção de bullying. Junto com os professores, desenvolvemos uma série de iniciativas e atividades como, por exemplo, Semana da Amizade, Semana da Gentileza, oficinas de empatia e prevenção ao bullying, com objetivo de ajudar os alunos a desenvolver habilidades essenciais. Incentivamos as famílias que encorajem os filhos a participar de atividades promovidas pela escola relacionadas a esses aspectos, como desafios de gentileza e oficinas de empatia. Modelem o comportamento positivo demonstrando bondade, empatia e respeito pelos outros. Discutam esses valores com os filhos e os incentivem a praticá-los na escola e na vida diária.

Vejam depoimentos de alunos.


Mary Darr, Grade 1


“Nas aulas de empatia, aprendi como entender os sentimentos das outras pessoas e perguntar como posso ajudá-las a se sentirem melhor. Às vezes, minha irmãzinha fica chateada com alguns problemas, e agora sei como acalmá-la e mostrar a ela outras soluções para melhorar as coisas.”

Massimo Hurst, Grade 4


"Aprendi o que são empatia e gentileza e como posso praticá-las na escola e em casa. Agora, eu sei que se eu vejo alguém triste ou passando por um problema, posso fazer perguntas para tentar ajudar. Penso que é importante que a escola ofereça aos alunos aulas sobre empatia, porque é algo que deveria estar em todos os lugares. Todos devem saber que, com empatia e bondade, podemos ajudar outras pessoas".


Guilherme Figueiredo, Grade 7

"As aulas a que assistimos sobre empatia e gentileza são muito impactantes, porque nos mostram simultaneamente que somos cidadãos globais e que o sentimento de cooperação é necessário para que a sociedade prospere. As lições que aprendi aqui, especialmente com o programa JYP e Homerooms, consolidaram o ponto de que valores como respeito e bondade são necessários, e que precisamos permanecer otimistas. As iniciativas da escola são importantes para reduzir nosso estresse e nos ajudar a vencer nossos desafios."


Maíra Selos, Grade 10

"Acredito que as atividades socioemocionais propostas são um diferencial, por que não são todas as escolas que dão abertura e espaço para que os alunos possam falar sobre emoções, angústias e problemas. As iniciativas facilitam a minha comunicação e me ensinam a respeitar os limites dos outros. Praticar essas iniciativas na escola, em casa e com amigos que não têm a mesma oportunidade é muito bom, por que eu consigo liderar uma conversa em que todo mundo se sinta confortável e dentro de um ambiente seguro. Pretendo seguir carreira na área de comunicação e acredito fortemente que praticar empatia, gentileza e respeito no meu dia a dia vai fazer diferença no meu futuro." Vamos espalhar gentileza e espírito positivo pelo mundo inteiro!


13 visualizações

댓글


bottom of page