top of page

Membros da comunidade Nations participam do Projeto Responja

O projeto envolve a coleta de esponjas de cozinha pelo DF e as envia para um programa de reciclagem e reutilização em São Paulo


O Projeto Responja iniciou em agosto de 2022. É voltado para a conscientização da população de Brasília sobre a reciclagem e o descarte correto de esponjas de cozinha e dos materiais que as compõem. Tem como um dos principais objetivos enfatizar a importância da reciclagem para a redução do impacto ambiental provocado pelo descarte incorreto desse tipo de material.

Os envolvidos nas ações decidiram participar do projeto depois de conhecer o trabalho do Programa de Reciclagem de Esponjas da Instituição Scotch-Brite, em parceria com a companhia especializada em gestão e descarte de sólidos, TerraCycle, único programa no Brasil que trabalha com a reciclagem desse material. Ele estimula o descarte correto para reciclagem e o acumula em remessas. Cada remessa de esponjas gera determinada quantidade de pontos, que são convertidos em doações para entidades sem fins lucrativos e escolas públicas de todo o Brasil.

Por meio de mobilização coletiva e da prática do voluntariado, o Responja divulga esse programa de reciclagem com o objetivo potencializar a geração de pontos de coleta de esponjas no Distrito Federal e divulgar a informação, ainda pouco difundida, de que esponjas são materiais recicláveis. Assim, busca a maior adesão de pessoas e incentiva a coleta na cidade para garantir doações que, futuramente, serão revertidas em melhorias para entidades e escolas públicas no DF.

Atualmente o projeto conta com cerca de 50 pontos de coleta na cidade, em quadras residenciais, condomínios, órgãos públicos, lojas e na Escola das Nações. A Nations é o primeiro ponto de coleta em instituição de ensino. Os voluntários trabalham arduamente para aumentar o número de pontos de coleta por meio de bazares beneficentes e ações sociais, para que o maior número de pessoas tenha acesso aos coletores de esponjas.

Para onde vão as esponjas?

Os materiais são encaminhados à sede do Programa de Reciclagem de Esponjas da instituição Scotch-Brite, no estado de São Paulo. Lá são reciclados e inteiramente reaproveitados na fabricação de novos produtos, como lixeiras, pás, cones de trânsito entre outros.

Como posso participar? Os voluntários do Projeto Responja se responsabilizam principalmente por colocar a caixa coletora nos locais e pela entrega do material coletado ao Responja.

Para fazer parte do projeto, é necessário acessar os canais de comunicação, como Instagram (@responjabr_), Whatsapp (61 3548-5055), e-mail (responjabr@gmail.com) e informar que tem interesse no projeto. No perfil do Responja no Instagram, há material informativo sobre como participar.

Comunidade da Nations no Projeto Responja A Sra. Tamar Luz, mãe de alunos da Nations, atua como voluntária do projeto há dois anos. Veja seu depoimento.

“Além da enorme alegria de atuar para reduzir o descarte das esponjas no meio ambiente, com ganhos também na área social, o ponto alto de fazer parte do Responja é estar com pessoas que, como eu, acreditam no poder transformador das pequenas ações. O voluntariado é uma experiência generosa. Maior do que a contribuição que damos é o que recebemos dessa experiência. Se soubermos aproveitar, saímos pessoas melhores. A Escola das Nações ser um ponto de coleta explica muito pelo fato de a comunidade escolar - alinhada aos valores da escola - se reconhecer como agente de transformação social.”
14 visualizações

Comments


bottom of page