Nations Girl Up na Câmara Legislativa local

Atualizado: 30 de abr. de 2021

Estudantes ajudam a elaborar Lei que garante distribuição gratuita de absorventes menstruais

O que começou como tema de discussão entre estudantes, se tornou Projeto de Lei na Câmara Legislativa do Distrito Federal e, hoje, é Lei. O grupo Nations Girl Up ajudou a deputada distrital Arlete Sampaio a redigir o Projeto de Lei, agora Lei, que prevê a distribuição gratuita de absorventes nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para mulheres em situação de risco e alunas de escolas públicas do Distrito Federal.

De acordo com a lei, o governo do Distrito Federal deve garantir cuidado básico às mulheres que menstruam, disponibilizando produtos de higiene íntima, como absorventes, nas Unidades Básica de Saúde (UBS) para jovens em situação de vulnerabilidade econômica e estudantes de escolas públicas.

“A pobreza periódica é um problema global que afeta mulheres e meninas que não têm acesso a produtos sanitários seguros e higiênicos e/ou que são incapazes de administrar a menstruação com dignidade; problema muito comum em ambientes escolares, também. Em conjunto com outros grupos Girl Up no Brasil, percebemos que essa pauta estava mais próxima de nós do que pensávamos. Vemos muitas meninas faltando a aulas porque não têm acesso a absorventes, algumas até abandonam a escola por causa disso. Infelizmente, não há pesquisas suficientes acerca do tema no Brasil ”, aponta Luísa Ribeiro, copresidente do Nations Girl Up.

Inicialmente, o Projeto de Lei foi elaborado por representantes de grupos feministas locais e nacionais - incluindo Nations Girl Up -, organizações privadas e a deputada distrital, Arlete Sampaio.

Um novo ano para o Nations Girl Up

Girl Up foi fundada pela Fundação das Nações Unidas em 2010 como uma iniciativa para ajudar a apoiar as agências da ONU que se concentram em meninas adolescentes. É uma iniciativa global que visa a promover o empoderamento e a participação feminina em todas suas áreas de atuação. É um dos muitos grupos ativos de meninas e meninos que se juntaram ao movimento e estão lutando pela causa!

Desde sua criação, em 2018-19, o Nations Girl Up alcançou muitas conquistas, incluindo a mais recente, a Lei dos absorventes menstruais. No final do último ano letivo, as integrantes do nosso Nations Girl Up organizaram uma arrecadação de fundos para a compra de produtos de higiene feminina para mais de trezentas famílias de Santa Luzia, na Cidade Estrutural. Juntas, elas arrecadaram mais de dois mil reais!

O grupo também promoveu uma série de eventos em nossa Escola - mesas-redondas, workshops e discussões em grupo de vários tópicos relevantes para a comunidade escolar.

Faça parte deste movimento

Se você gostaria de ingressar no Nations Girl Up, entre em contato com uma de nossas participantes pelo Instagram @nationsgirlup.