Orientação a Universidades


Com objetivo de facilitar o processo de candidatura a universidades para nossos alunos e suas famílias, a Escola das Nações conta com um programa abrangente e contínuo de orientação para todos os estudantes do Ensino Médio.

O trabalho é individualizado. Nossos orientadores se reúnem com cada aluno para conhecer melhor suas habilidades e interesses, orientam os discentes e suas famílias em cada etapa do processo de candidatura por meio de workshops e encontros individuais.

Os estudantes são incentivados a seguir uma jornada de autodescoberta - aprendendo e compreendendo seus objetivos e sonhos. O Departamento de Orientação a Universidades apoia os alunos nesta jornada, ajudando-os a encontrar faculdades e universidades que correspondam aos seus objetivos educacionais e a suas metas de carreira.

“O maior desafio ao escolher uma universidade é, inicialmente, conhecer a si mesmo. Assim, ficará mais fácil encontrar uma universidade que melhor combine com você”, diz Nathália Silva, Orientadora.

Nathália também aponta aspectos essenciais que os alunos precisam observar quando se candidatam a universidades no exterior. Uma vez que o estudante tenha melhor compreensão de quem ele é, fica mais fácil saber


  • se será feliz vivendo longe da família;

  • por quais carreiras se interessa;

  • se a família pode arcar com os custos;

  • se consegue se adaptar a um novo clima;

  • qual tamanho de turma é ideal para o aprendizado.

Os alunos têm acesso a todas as ferramentas e recursos necessários para se candidatar a universidades estrangeiras e nacionais. Além de fazerem avaliações simuladas e SATs regularmente, participam de feiras de faculdades, reuniões com orientadores e salas de estudo. Nosso programa de Advancement Placement é outro diferencial da Instituição, que ajuda a desenvolver ainda mais o repertório acadêmico dos alunos e a prepará-los para os primeiros semestres de cursos de nível superior.

Além de oferecer serviços de orientação individualizados, nosso Departamento de Orientação a Universidades promove feiras e visitas de faculdades na Escola. Instituições dos Estados Unidos, Canadá, Europa e Reino Unido enviam representantes para conversar com os estudantes e seus familiares.


Mais de trinta universidades apresentaram seus programas no primeiro semestre deste ano letivo. Durante as visitas, representantes dessas instituições responderam a perguntas dos alunos sobre estudo no exterior, requisitos nos processos de candidatura e vida nos campi.

A comunicação com os estudantes e seus pais é fundamental para o sucesso da candidatura a faculdades. Alunos, pais e Departamento de Orientação a Universidades desempenham papeis complementares no processo. Os orientadores aconselham, os pais apoiam e os alunos agem.

Caso queira saber mais sobre o Departamento de Orientação a Universidades, entre em contato conosco pelo e-mail college.guidance@edn.org.br.

5 visualizações
  • LinkedIn - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter

Câmpus da Sede

SHIS QI 21 Área Especial Conjunto C1

Brasília, DF, Brasil | 71655-600

Telefones: +55 61 33661800

Câmpus da Educação Infantil

SMDB Conjunto 19 Chácara 02

Brasília, DF, Brasil | 71680-190

Telefones: +55 61 33662947