top of page

Professores da Escola das Nações elevam o ensino de ciências com workshop de Modeling Instruction

Experiências transformadoras e adoção de práticas inovadoras são objetivos principais dos educadores da Nations


De 15 a 18 de novembro, três professores da Escola das Nações participaram do workshop "Introduction to Modeling Instruction" na International School of Curitiba. Nossos educadores, Ms. Mirella Kacinskis, professora de biologia do Ensino Médio, o Mr. Rodrigo Santiago, professor de ciências do Ensino Fundamental 2, e a Ms. Jessica Delavechia, professora de química do Ensino Médio, compartilharam suas experiências transformadoras após quatro dias de intensa imersão no curso.


Modeling Instruction, uma abordagem de ensino guiada por investigação que organiza a instrução em torno de uma narrativa coerente de desenvolvimento de modelos, foi o foco do workshop. A metodologia demonstrou elevar significativamente o desempenho dos alunos em conhecimento conceitual em comparação com métodos tradicionais, alinhando-se aos padrões NGSS (Next Generation Science Standards), o IB (International Baccalaureate) e o AP (Advanced Placement).


De acordo Ms. Mirella, o workshop foi uma oportunidade única para explorar novas técnicas de ensino dentro da sala de aula. "Eu aprendi muito, não apenas as estratégias que estávamos explorando, mas também conteúdo em si. Trouxe uma bagagem valiosa para minha prática. Acredito que estamos tentando implementar em sala de aula o profundo entendimento que adquirimos."


Mr. Rodrigo enfatizou a importância da reflexão durante o evento: "Questionamos coisas que nunca tínhamos pensado em questionar. A parte mais rica foi a troca de experiências com pessoas que fazem o mesmo que eu, mas em uma área mais abrangente. É raro termos essa oportunidade e compartilhar experiências sobre a realidade da Nations foi enriquecedor."


Para mais, Ms. Jessica ressaltou o diferencial da escola: "Ter essa oportunidade deixou claro a potência de profissionais que a Nations tem e como os professores estão bem posicionados no mercado de trabalho. Essa troca de experiências me permitiu ver que, comparado com outras escolas, nossa escola está num nível ótimo de aprendizado e de ensino."



Além do aprimoramento pedagógico, nossos professores agora fazem parte da AMTA (American Modeling Teachers Association), uma comunidade dinâmica que promove o Modeling Instruction. Os benefícios incluem uma pedagogia adaptável, certificado oficial de participação, filiação de um ano à AMTA com acesso a materiais instrucionais, e desenvolvimento profissional online, e uma troca de experiências constante com comunidade de professores com mentalidade semelhante. Adicionalmente, eles receberão apoio contínuo dos líderes do workshop ao implementar a pedagogia.


A culminância de seus aprendizados será apresentada na semana pedagógica do segundo semestre do ano letivo de 2023-24, momento em que poderão passar seus conhecimentos sobre Modeling Instruction para coordenadores, professores, orientadores e equipe de apoio à aprendizagem, a fim de proporcionar aos alunos as melhores experiências educacionais.


Este evento de desenvolvimento profissional não apenas enriqueceu a prática educacional, mas também posicionou os professores da Escola das Nações como líderes em métodos de ensino inovadores no mercado educacional.



13 visualizações
bottom of page