top of page

Projeto Horta Mandala está de volta!

Estudantes do Middle School trabalham em plantação, colheita e doação dos vegetais da horta

O Projeto da Horta Mandala tem como finalidade ensinar aos alunos da Nations práticas e processos da agricultura sustentável. A horta é composta por nove anéis de plantação, que criam um equilíbrio entre o microclima do jardim e o da área circundante. Atualmente tem irrigação autônoma projetada pela equipe pedagógica e administrativa da escola e uma grande variedade de vegetais plantados pelos alunos. Os alimentos colhidos serão utilizados para três funções - consumo próprio dos alunos, doações, consumo da comunidade escolar no refeitório.

A Horta Mandala voltou à rotina dos alunos há, aproximadamente, dois meses. Estudantes dos Grades 6 e 7 participaram do processo de limpeza da horta, reestruturação do local e plantação dos alimentos. Combinado à disciplina de Biologia, ministrada pelos professores Leandro Campos e Rodrigo Girardi, o projeto ensina aos alunos conceitos e práticas de diversos campos científicos. Portanto, por meio do trabalho e do voluntariado na horta, eles estudam sobre sustentabilidade, biodiversidade, História, Geografia, e Ecologia.

O aspecto social também vira foco de aprendizado. Os estudantes aprendem o processo correto para a doação dos alimentos, o consumo consciente e a importância de produzir na escola como ato de serviço. Além dos alunos do Middle School, alguns estudantes do High School também se voluntariaram para ajudar na reconstrução do projeto.

Para conhecer melhor as experiências de nossos alunos e o impacto em sua rotina, entrevistamos quatro estudantes dos Grades 6 e 7. Veja seus depoimentos. Sofya Ray, Grade 6 “Eu amo ir para a Horta Mandala. Fico animada em saber que estamos usando a horta para aprender coisas novas e que tem a ver com a matéria da sala de aula. Estar lá é interessante, porque aprendermos a plantar, cuidar das plantas, fazer fertilizantes etc."

"As aulas funcionam de um jeito que saímos da Horta Mandala e vamos direto para o laboratório. Lá aprendemos mais a fundo o que são e quais são os alimentos que estamos plantando. Aprendemos de tudo um pouco, principalmente a cuidar do meio ambiente. Além disso, acho importante saber que isso vai ajudar outras pessoas. A horta é muito importante porque parece simples, mas fico muito feliz de saber que o nosso trabalho vai fazer a diferença.”

Henrique Bracarense, Grade 6 “A Horta é bem- legal! De duas em duas semanas, trabalhamos nela e aprendemos coisas novas. Como estamos cuidando das plantas desde o começo, é incrível ver o quanto cresceram e se desenvolveram. Eu acho muito importante esse tipo de aula, porque temos a oportunidade de aprender se desconectando da tecnologia e focando o meio ambiente e a natureza.”

Mirella Capparelli, Grade 7 “Trabalhar na horta é muito importante porque conseguimos adquirir um conhecimento muito vasto sobre os animais, as plantas, o desenvolvimento da horta e o que devemos fazer ou não para cuidar do meio ambiente.”

“Estou ansiosa para fazer as doações! Eu gosto muito da ideia, pois sei que existem muitas pessoas necessitando de alimento. Para mim, como fazemos parte de uma escola que faz atos de serviço, precisamos valorizar todos os tipos de cidadãos e contribuir fazendo a nossa parte, seguindo os nossos valores. Precisamos valorizar todos já que temos a oportunidade!”

Nicholas Mitchell, Grade 7 “Desde que começamos a trabalhar na Horta Mandala, tem sido uma experiência legal! Nós pudemos aprender mais sobre o meio ambiente, sobre as plantas e animais de uma forma diferente. Tem sido divertido, porque conseguimos interagir com outras coisas e não apenas com as ferramentas e atividades a que já estamos acostumados.


"O fato de doarmos os legumes é incrível. Acho que é uma coisa muito boa, porque podemos ver quanto trabalho realmente fizemos e perceber que fizemos a diferença na vida de outras pessoas. O importante é ver outras pessoas com um sorriso no rosto!”










31 visualizações

Comments


bottom of page