top of page

Você conhece a linguagem do ‘como se faz’?

Alunos criam orientações didáticas estudando e treinando textos instrucionais!


Imagine uma ação que você saiba fazer muito bem. Depois, ensine-nos como fazê-la tão bem quanto você!

Alunos do Grade 1 deram asas à imaginação selecionando assuntos que dominam, para a tarefa de escrita instrucional. Na aula de introdução sobre como escrever textos instrucionais, eles criaram pequenos tutoriais, com passo a passo, para ensinar ações aos colegas - como fazer bananeiras, aviões de papel e até deliciosos picolés!

Esse gênero de texto tem o objetivo de ensinar determinado assunto ou desenvolver habilidades a respeito dele. Além de se familiarizar com diferentes gêneros textuais, os estudantes também foram desafiados a ampliar o vocabulário usando palavras de transição/coesão no processo de escrita, como 'primeiro', 'em seguida', 'depois' e 'por último'.


Para concluir as tarefas, os estudantes seguiram o guia de "Como Escrever", que consiste em quatro etapas.


  1. Buscar um assunto de interesse, que domine.

  2. Preparar o material necessário para expressá-lo.

  3. Lembrar as etapas do processo de instrução.

  4. Escrever ou desenhar o roteiro do que será feito.

As professoras do Grade 1, Morgan, Alexis e Emily, disseram que os alunos se divertiram muito combinando o aprendizado com uma atividade de escolha entre o que gostam de fazer.

“Os alunos estão aprendendo a diferença entre escrever um texto narrativo e um instrucional. Além disso, eles percebem como é a escrever na terceira e na primeira pessoa.” - disse Morgan McKinnon, professora do Grade 1.
75 visualizações

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page