XConnect 2021

Nos dias 13 e 15 de dezembro de 2021, os alunos Liam Sassay, Grade 10, Bernardo Monteiro, Grade 11 e Sayna Zahrai, Grade 12, participaram do evento XConnect 2021, em que receberam o Prêmio Jovens Promissores 2021.

A programação do dia 13 consistiu em palestras e workshops a respeito de empreendedorismo, liderança, criatividade e resolução de problemas. No período vespertino, os estudantes participaram de um hackathon de startups. Cada grupo - formado por integrantes de colégios de Brasília - deveria criar um produto que seria o centro de sua startup. Após desenvolver o conceito, precisava mostrar quão aplicável era e apresentar protótipos de design e funcionalidade. Todos os membros do grupo participaram da produção e da apresentação (chamado pitch). Dentre as ideias, a vencedora, escolhida pelos professores mentores, foi a do grupo de que Sayna, nossa aluna, fez parte.

Na noite do dia 15, ocorreu o Baile de Capas, evento em que os estudantes receberam o Certificado de Jovens Promissores 2021. Mentores, coordenadores e familiares estiveram presentes na solenidade.

Seguem relatos de nossos alunos a respeito do evento.

“Primeiramente, eu gostei muito quando Henrick me chamou na sala de aula. Achei que foi uma oportunidade incrível para interagir mais com o empreendedorismo, pensar mais no nosso futuro. Gostei muito da atividade em que a gente pôde desenvolver nosso produto.

Acho que aquilo foi um começo de algo que podemos utilizar no futuro para ter sucesso. Mesmo que não nos tornemos empresários, só por termos tido uma experiência em que começamos a ter autonomia para criar a própria fonte de renda já foi bastante útil.”

Liam Sassay, Grade 10

“Eu achei muito legal, porque eu não fazia a mínima ideia da existência do evento. Quando Henrick chegou à sala, e eu recebi o convite, fiquei muito feliz. Tive uma experiência ótima, conheci muita gente bacana para trocar ideias. A gente fez projetos, e foi bem-interessante ter essa experiência como se fosse um ambiente de trabalho. Eu me senti acolhido também.

Com certeza, vai me ajudar profissionalmente. Mesmo que eu não saiba o que quero fazer, o evento me ajudou a entender que pode ser uma área que eu posso seguir.”

Bernardo Monteiro, Grade 11

“Quando eu fui escolhida, eu fiquei muito feliz. No início, eu não tinha entendido o que eu tinha ganhado. Mas depois percebi a grandeza de ter sido escolhida dentre todos do meu ano para representar a Escola. Nunca vou esquecer a experiência da XConnect! Eu aprendi muito com todas as dinâmicas, criando o próprio projeto. Meu grupo ganhou o hackathon das startups. O que aprendemos lá foram as bases de nosso conhecimento em liderança e o que está acontecendo de positivo e negativo no mundo. Foi realmente uma honra participar! A ficha só caiu quando estava na cerimônia de encerramento, recebendo o certificado.

Eu aprendi que é possível criar a minha companhia, me tornar uma líder. Você pode, sim, se tornar o impacto no mundo!”

Sayna Zahrai, Grade 12