É hora de salvar o meio ambiente

Estudantes recebem reconhecimento especial por obras de arte enviadas para o Concurso de Arte do Dia da Terra promovido pela Embaixada dos EUA

Em 22 de abril de 2020, o mundo comemorou o 50º aniversário do Dia da Terra - marcando o início do movimento ambiental moderno. O Dia da Terra é, para muitas pessoas, uma resposta ao meio ambiente em crise - derramamentos de óleo, poluição atmosférica, incêndios florestais. Para aumentar a conscientização sobre os perigos das mudanças climáticas, a Embaixada dos EUA promoveu o concurso anual de artes do Dia da Terra com o tema '50 Anos do Dia da Terra 2020: Ação Climática'.

Mais de trezentos e sessenta estudantes de escolas internacionais locais e da comunidade das embaixadas enviaram obras artísticas à Embaixada dos EUA. Os interessados em participar tiveram que enviar trabalhos originais refletindo o tema. Poderia ser usada qualquer mídia, arte digital ou mista, empregando marcadores, giz de cera, aquarela, tinta, lápis, tinta acrílica, tinta de têmpera, giz ou lápis de cor.

A Escola das Nações esteve muito bem representada neste ano! Nossos alunos receberam treze prêmios. Os concorrentes foram julgados por um painel na Embaixada dos EUA com base nos seguintes critérios: 1. Criatividade e originalidade. 2. Expressão artística que reflete o tema, idealmente relevante para o Brasil. 3. Impressão geral da arte e composição artística.

Os vencedores foram escolhidos em quatro divisões, de acordo com anos escolares. A lista abaixo mostra nossos alunos e suas colocações.

Do Pre-Kindergarten ao Kindergarten

• 2o Lugar: Nina Pitanga, Kinder

• Menção Honrosa: Gabriel Farret, Pre-K, e Sofia Gaensly, Pre-K

Grades 1 a 5

• 1o Lugar: Davi Castro, Grade 2

• 3o Lugar: Esther Peres, Grade 5

• Menção Honrosa: Bianca Poppius, Grade 3, e Lucas Barrigana, Grade 5

Grades 6 a 8

• 2o Lugar: Valentina Costa, Grade 7

• Menção Honrosa: Mariana Rego, Grade 7, e Maya Coimbra, Grade 7

Grades 9 a 12

• 2o Lugar: Ayaka Mizoto, Grade 10

• 3o Lugar: Fernanda Cardoso, Grade 12

• Menção Honrosa: Stella Fernandes, Grade 11

Nosso departamento de artes ficou orgulhoso dos estudantes e de como eles traduziram poderosas mensagens de ação climática em obras criativas, originais.

"Fiquei impressionada com a profundidade do trabalho dos alunos. A criatividade e o pensamento crítico deles foram incríveis” - disse a professora de Artes do Ensino Médio, Diana Bracarense.

Nos últimos anos, o Concurso de Arte do Dia da Terra culminou com uma cerimônia de premiação na Embaixada. Neste ano, devido ao distanciamento social, foi realizada uma cerimônia on-line para estudantes, familiares e professores. Ao final da cerimônia, as professoras de Artes compartilharam brevemente suas experiências e as de seus alunos no concurso.

“Em um contexto de isolamento social, as artes costumam ser nosso refúgio. Elas se tornam ainda mais relevantes quando vêm de uma profunda reflexão sobre o mundo em que vivemos e o que queremos para o futuro. Concursos como esse ajudam não apenas a motivar os alunos, mas também a promover os trabalhos e as ideias deles” - disse Maira Figueiredo, professora de artes do Ensino Fundamental II.

Proteja o meio ambiente

A educação é essencial para a resposta global às mudanças climáticas. Isso nos ajuda a entender e lidar com o impacto do aquecimento global, aumenta a “alfabetização climática” entre os jovens e incentiva mudanças de atitudes.

Debora de Oliveira, professora de Arte na Educação Infantil, destacou que iniciativas como essas promovidas pela Embaixada dos EUA são especialmente importantes para os estudantes mais jovens.

“Na infância, aprendemos valores e comportamentos que nos acompanham até a idade adulta e nos definem como cidadãos. Portanto, é importante promover a conscientização e o interesse dos alunos em preservar e proteger o meio ambiente enquanto jovens”.