Equipe da Nations se destaca no concurso British English Olympics de 2024

Ao competir contra 60 equipes, nossos estudantes conquistaram o Top 24 na colocação geral do concurso e o 1º lugar no Lancing B BEO Investigation

A Escola das Nações foi destaque na edição de 2024 do concurso acadêmico British English Olympics (BEO), realizado em Londres, Inglaterra. Esta estimada competição acadêmica, que testa a proficiência em inglês, acolheu estudantes bilíngues de todo o mundo para demonstrarem suas habilidades em uma variedade de desafios, incluindo debates, performances e eventos de improvisação. Este ano, o BEO escolheu o tema "AI Unleashed" como foco, no qual explorou a crescente influência da inteligência artificial na sociedade. Este é o segundo ano consecutivo que a Escola das Nações participa no BEO.

Durante a competição, de 26 de março a 10 de abril, nossa equipe, composta por nove estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, participou sob a orientação dos professores Monna Povala e Jorge Sobrinho. A jornada deles incluiu não apenas eventos competitivos, mas também enriquecedoras experiências culturais e acadêmicas por toda a Inglaterra. Essas experiências incluíram visitas a locais históricos e atrações turísticas impressionantes, como os estúdios de Harry Potter.

Resultados da Nations

Em 2024, o BEO recebeu 60 equipes internacionais, criando um ambiente vibrante e diversificado para competidores entre 12 e 16 anos. Este ano, a equipe da Nations não apenas alcançou as semifinais, mas também conseguiu uma notável classificação entre os 24 melhores de 60 escolas participantes. Sua performance de destaque foi realçada por um primeiro lugar no desafio Lancing B BEO Investigation com a apresentação "Revolucionando a Educação: O Impacto da Inteligência Artificial", onde exploraram os benefícios e malefícios da IA no cenário educacional e os desafios atrelados ao seu uso, superando quatro outras escolas com sua análise perspicaz.

Monna Povala, líder da equipe do BEO e professora de inglês do Ensino Fundamental II, refletiu sobre o profundo impacto da experiência do BEO nos alunos.

"Os alunos têm muitas chances de enfrentar novas situações, o que os leva a assumir papéis de liderança, correr riscos, trabalhar em equipe, falar em público e solucionar problemas. É empolgante assistir e fazer parte desse processo. Vemos os alunos crescerem mais responsáveis, tanto pessoal quanto academicamente. Esta experiência é muito enriquecedora e perfeita para dois tipos de alunos: aqueles que já são bons em se expressar e ser extrovertidos, que encontrarão nesta viagem uma grande confirmação de suas habilidades; e aqueles que ainda estão aprendendo essas habilidades. Eles são colocados em um programa intenso e envolvente que os empurra a mudar e se adaptar. Fazer parte de uma experiência multicultural e multilinguística os beneficia de várias maneiras."

Reflexões dos Participantes

Eduarda D'Amorim, Grade 8

"No começo, eu estava um pouco hesitante e nervosa em ir, mas uma vez que chegamos lá, acabou sendo muito divertido e gratificante. O grupo com o qual viajamos era fantástico, e nos tornamos muito próximos e unidos. Tivemos tantas interações com pessoas de outros países que parecia algo de outro mundo, completamente além das nossas experiências normais!

Definitivamente, levarei a experiência da viagem do BEO comigo para a vida toda. Foi uma das melhores viagens que já fiz, onde conheci pessoas incríveis com as quais quero manter contato. Poder participar dessa experiência foi único e muito graitifcante. Foi incrível!"

Rafael Lobato, Grade 10

"A experiência foi realmente positiva. O apoio da escola ao nosso desenvolvimento do inglês foi inestimável. Nossas habilidades em inglês melhoraram significativamente, e a escola foi fantástica em nos apoiar. As apresentações nas quais participei realmente ressoaram comigo. O BEO me mostrou que apenas por falar e dar o meu melhor, eu poderia fazer um grande impacto, e receber feedback positivo foi incrivelmente satisfatório para todos nós.

As experiências que vivi ficarão comigo para sempre. Um dos principais aprendizados foi superar meu medo de falar em público; o BEO foi uma enorme ajuda nesse aspecto. Essa experiência foi como virar uma chave na minha mente e me ensinou que não precisamos ser tímidos e que a confiança é essencial. Eu incentivaria outros estudantes a participarem do BEO; é uma experiência transformadora que te equipa com habilidades para toda a vida."

Os resultados da Escola das Nações no BEO 2024 exemplificam a dedicação da escola em formar cidadãos globais com habilidades linguísticas e culturais excepcionais, prontos para enfrentar os desafios de um mundo conectado e dinâmico.