Campeonatos esportivos marcam o ano dos atletas da Escola das Nações

Em 2022, os atletas da Escola participaram do ISSL e do Friendship Festival, trouxeram medalhas e um troféu de segundo lugar

Neste ano letivo, com a volta das atividades presenciais, alunos do Middle e do High School participaram de dois campeonatos esportivos pela Escola das Nações - o Friendship Festival e o International Schools Sports League (ISSL), ambos disputados no Acampamento NR, em São Paulo. Os campeonatos contaram com a participação de escolas brasileiras e do exterior.

ISSL

O International Schools Sports League é realizado duas vezes no ano letivo. A Escola das Nações participa com os times femininos e masculinos de futebol, basquete e vôlei, com alunos dos Grades 9 a 12. Por meio do programa de Educação Física, School Teams, coordenado por Ms. Denise Jayme, os estudantes recebem treinamento e orientação para se preparar. No total, 53 alunos-atletas participaram do evento, disputando jogos com escolas do Brasil e do exterior.

Este ano, o time feminino de futebol trouxe para casa o troféu de prata, seguindo os passos das ex-atletas do time, que conquistaram o ouro na temporada de 2019. Segundo Ms. Denise, a experiência que o campeonato oferece é de muito valor para os alunos, pois permite o desenvolvimento de autonomia e garante integração com outras escolas e outros times, mesmo em um ambiente competitivo.

“Esse campeonato é uma experiência incrível. Passamos o ano aguardando, treinando e nos preparando para esses momentos. Retomar a viagem agora, depois de três anos vivenciando a pandemia, foi muito especial. Fazer isso acontecer foi uma das maiores realizações da Escola no ano. Eu sei quanto os alunos ficam gratos pela oportunidade. Para mim, a maior realização foi ver a alegria no rosto de cada um dos atletas”, comentou a coordenadora.

Friendship Festival

Com objetivo de ensinar aos atletas da Escola mais do que técnicas esportivas, o Friendship Festival é um torneio que não tem pódio; é voltado para a aprendizagem de valores, como trabalho em equipe, trabalho árduo e entendimento de que vencer nem sempre é o mais importante.

De 19 a 24 de maio, os times femininos e masculinos de basquete, vôlei e futebol do Middle School disputaram jogos amistosos com cinco escolas brasileiras e três do Paraguai. A equipe de líderes de torcida da Escola das Nações também marcou presença. No total, 84 alunos dos Grades 6 a 8 estiveram no evento e voltaram com medalhas de participação.

De acordo com Mr. Kaio Lamounier, professor de Educação Física e técnico dos times, o esporte é utilizado como ferramenta no torneio, para que a equipe possa trabalhar com diversos valores e proporcionar experiências esportivas diferenciadas aos alunos. Para ele, reforçar os laços familiares e de amizade é um dos fatores mais importantes.

“O torneio oferece um clima muito amigável e interessante de se trabalhar, porque, apesar de não ter uma tabela, os alunos entram querendo vencer. Não tem como tirar essa vontade deles. Mas é uma forma de trabalhar a derrota de maneira mais leve e fazer com que eles entendam que treinamento e preparação são processos de longo prazo, que vão muito além de vencer um jogo. Treinar nesse contexto diferente é muito gratificante, porque conseguimos aproveitar a oportunidade de estar no evento e de confraternizar entre si e com outras escolas”, revela.