Comunidade em Foco: Dia de Serviço na Escola das Nações

Escola das Nações celebra o dia de serviço anual com engajamento comunitário e atividades educativas.

O Dia de Serviço na Escola das Nações, celebrado no sábado, 27 de abril, é um destaque dentro da nossa comunidade escolar. Este evento exemplifica vividamente a dedicação da escola à sua missão, visão e valores por meio de uma série de atividades envolventes.

Estudantes, funcionários e famílias se uniram para participar em projetos de serviço, doações e esforços voluntários que beneficiam a comunidade local. Orientado pelos princípios da fé Bahá'í, que moldam o ethos da escola, o Dia de Serviço oferece aos estudantes uma experiência holística de aprendizagem, enfatizando que o verdadeiro ato de dar abrange não apenas itens materiais, mas também tempo, atenção e organização.

Educação Infantil: Construindo Laços Através do Serviço

Os alunos da Educação Infantil começaram o Dia de Serviço com visitas à Creche São Francisco, onde conheceram as crianças que receberam no dia do evento. Essa preparação foi crucial para construir uma boa relação e entender as necessidades das crianças da creche. No sábado, nossos pequenos deram as boas-vindas aos novos amigos e participaram de várias atividades, incluindo um brunch compartilhado, contação de histórias, oficina de origami e uma oficina de "Porta Treco". Essas atividades, além de divertidas, foram fundamentais no desenvolvimento de amizades, vínculos e no cultivo de um espírito de serviço e bem-estar.

As doações foram um aspecto significativo do Dia de Serviço da Educação Infantil. As famílias se uniram para contribuir doando 169 litros de leite, 66 quilogramas de leite em pó, mais de 200 quilogramas de alimentos não perecíveis, 13 litros de óleo, 511 fraldas, 30 pacotes de lenços umedecidos, bem como pasta de dente, escovas de dente, papel higiênico, produtos de banho, mais de 200 litros de produtos de limpeza e centenas de brinquedos e peças de roupa. Os alunos do Grade 1 do Kindergarten desempenharam um grande papel no dia anterior ao Dia de Serviço, organizando essas doações para entrega à creche, reforçando ainda mais os valores de doação e apoio comunitário.

Ensino Fundamental I: Engajando Jovens Mentes em Projetos Diversos

Os alunos do Ensino Fundamental I iniciaram suas atividades no Dia de Serviço com visitas preparatórias à Creche da Tia Tatá. No Dia de Serviço, cada série contribuiu de maneira única: alunos do Grade 2 organizaram um piquenique, alunos do Grad3 3 realizaram oficinas sobre uso sustentável da água, e os alunos mais velhos, dos Grades 4 e 5, participaram de jogos cooperativos e com o projeto de plantação de mudas EcoAmigos. Essas atividades destacaram o compromisso da escola com a sustentabilidade ambiental e o serviço comunitário.

Ensino Fundamental Il: Expandindo Horizontes com Projetos Dentro e Fora do Campus

Fora do campus, cada série realizou projetos específicos destinados a atender às necessidades das instituições comunitárias locais. Os alunos do Grade 6 visitaram a creche Monte Moriá, onde não apenas prepararam um jardim de vegetais mas também consultaram a equipe para entender e atender melhor às necessidades contínuas da creche. Os alunos do Grade 7 se envolveram com a Equipe de Liderança da Educação Infantil para propor novos projetos de serviço, demonstrando sua iniciativa e compromisso com o serviço comunitário. Enquanto isso, os alunos do Grade 8 passaram a manhã na Vila do Pequenino Jesus, interagindo com os residentes e participando das atividades diárias da instituição, o que ajudou a conectar-se mais profundamente com a comunidade.

No campus, os alunos também participaram do projeto de plantação EcoAmigos. Essas atividades permitiram que os alunos contribuíssem diretamente para os objetivos ambientais da escola enquanto aprendiam sobre a importância de práticas sustentáveis.

Ensino Médio: Liderando iniciativas locais e além

Os alunos do Ensino Médio demonstraram sua liderança por meio de uma variedade de projetos de serviço dentro e fora do campus. Em suas excursões, eles participaram de várias iniciativas centradas na comunidade. No projeto "Colorindo Brasília", nossas alunas pintaram as paredes de um centro comunitário em São Sebastião para alegrar a área local. No projeto "Colete Lixo com Amigos", eles realizaram uma limpeza de uma área pública no Lago Sul, promovendo a limpeza e conscientização ambiental. Outro grupo, através do projeto "Seed the Future”, visitou um creche na cidade Estrutural para entender e atender às necessidades da comunidade, promovendo um impacto direto no bem-estar das crianças.

No campus, o projeto "Pawsitive Impact" teve alunos trabalhando para aumentar a conscientização e impulsionar doações para abrigos de animais locais. Na iniciativa "Score for Support", os alunos organizaram um jogo de futebol beneficente para fomentar a união, o respeito entre os participantes, e também organizar uma campanha de doação de peças de roupa e sapatos. Além disso, o projeto "Kids Care Companion" envolveu alunos na preparação de visitas e atividades para um hospital infantil, visando trazer alegria e conforto aos jovens pacientes.

Agradecemos a cada membo da comunidade Nations pela participação e contribuição no Dia do Serviço. A união que ele promove, fortalece nossos laços comunitários e inspira uma contínua dedicação ao serviço e à cidadania global. Juntos, vamos fazer a diferença!